//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoOnde fazer mestrado em cibersegurança no exterior

Onde fazer mestrado em cibersegurança no exterior

Ana Moraes - 26/12/2022
Comentários:

Vivemos em plena Era da Informação, na qual o compartilhamento de dados é incessante. Diante disso, crescem as ameaças e ataques de cibersegurança. A preocupação com o uso criminoso de informações sigilosas e sensíveis não existe apenas por parte das empresas. O assunto é, também, um tópico da Segurança Internacional.

Um relatório do Boston Consulting Group estimou que o custo do crime cibernético tenha subido de US$ 445 bilhões em 2015 para mais de US$ 2,2 trilhões em 2022. O mesmo documento ressalta a importância de se investir em profissionais especializados para combater o delito. Com um mercado altamente demandante, separamos algumas opções de cursos de mestrado em Cibersegurança no exterior. Confira:

MESTRADO EM CIBERSEGURANÇA NOS EUA

Um dos cursos mais tradicionais de pós-graduação na área nos Estados Unidos é o programa de mestrado em Cibersegurança da Universidade de Harvard. O objetivo é fornecer habilidades para que os estudantes possam “planejar, gerenciar e manter a segurança da infraestrutura de computadores, redes e aplicativos de uma organização”.

Os alunos aprendem, ainda, a desenvolver e comunicar políticas eficazes para proteger dados sensíveis para corporações, que podem se configurar em ameaças nacionais e internacionais. O diploma obtido ao final da formação é o de mestre em Artes Liberais em Estudos de Extensão, no campo de Cibersegurança.

Leia também: Harvard tem Laboratórios de Inovação para apoiar alunos empreendedores

Ainda no rol das universidades mais prestigiadas dos EUA – e do mundo –, destaca-se o Mestrado em Informação e Segurança Cibernética da Universidade da Califórnia em Berkeley. Trata-se de uma pós-graduação profissionalizante que visa a formar alunos para assumir posições de liderança em empresas de tecnologia do setor privado. O programa interdisciplinar também é voltado para quem deseja trabalhar com segurança da informação em organizações governamentais e militares.

O currículo básico deste mestrado em Berkeley inclui criptografia, programação segura e a estrutura ética, legal e econômica da segurança cibernética. As disciplinas eletivas cobrem tópicos como engenharia de privacidade e gerenciamento de riscos cibernéticos e segurança utilizável

Uma opção menos concorrida, mas que figura entre os melhores cursos do ramo no país é o programa de mestrado de Cibersegurança em Ciência da Computação na George Washington University. Conforme a própria descrição do departamento: “os alunos podem esperar adquirir habilidades atualizadas na proteção de sistemas de computador contra ataques cibernéticos, ao mesmo tempo em que aprendem as implicações políticas de tais técnicas.”

Os estudantes têm à disposição uma combinação de cursos básicos com foco no design e análise de algoritmos, arquiteturas de computador e paradigmas avançados de software. Os conhecimentos são somados a matérias específicas de segurança, como criptografia aplicada. A grande vantagem é que o programa da George Washington University foi certificado como Centro Nacional de Excelência Acadêmica para Garantia de Informações pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.

MESTRADO EM CIBERSEGURANÇA NA INGLATERRA

Se seu foco é estudar na Europa, uma indicação é o curso de mestrado em Segurança Cibernética do King’s College London. Trata-se de um programa full-time, de um ano, que oferece “técnicas práticas avançadas e habilidades de implementação para resolver problemas complexos de segurança cibernética”. O King’s College é reconhecido como um centro acadêmico de excelência em pesquisa no assunto, por parte do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC). A pós foi considerada a 6ª melhor do Reino Unido na área de Ciência da Computação pelo ranking QS de 2022.

Leia também: Curso de Harvard de introdução à ciência da computação online de graça e em português

MESTRADO EM CIBERSEGURANÇA NA ALEMANHA

E já que estamos falando em tecnologia, que tal investir em um mestrado online? O programa de Cibersegurança da International University of Applied Sciences, na Alemanha. Há opções de aulas em inglês ou em alemão e a grade de disciplinas é totalmente virtual. O curso é focado na segurança de dados corporativa e oferece uma base sólida para carreiras como de arquiteto de segurança em TI ou analista forense cibernético.

MESTRADO EM CIBERSEGURANÇA EM PORTUGAL

E se a ideia é obter o título de mestre no exterior, falando português? O programa de mestrado em Cibersegurança da Universidade de Aveiro traz essa possibilidade. As aulas equilibram bem as necessidades práticas do trabalho em Segurança da Informação e também a pesquisa acadêmica na área. Os alunos serão capazes de conceber, desenhar e implementar sistemas de proteção. Ao mesmo tempo, poderão aplicar quadros regulatórios em vigor e realizar um trabalho experimental com as referências teóricas mais adequadas.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados