InícioUniversidadesCaltech é a melhor universidade do mundo, segundo ranking

Caltech é a melhor universidade do mundo, segundo ranking

Lecticia Maggi - 01/10/2015
Comentários:

A Caltech (California Institute of Technology), nos Estados Unidos, foi eleita pelo 5º ano consecutivo a melhor universidade do mundo, segundo o ranking da prestigiada publicação britânica Times Higher Education (THE). O levantamento 2015-16 avaliou 800 instituições de ensino superior em 70 países.

Logo após a Caltech, está a Universidade de Oxford e Stanford. Entre as 10 primeiras colocadas, 6 são universidades norte-americanas, três inglesas e uma suíça, a ETH Zurique, onde se formou Albert Einstein.

Entre as 100 melhores universidades do mundo, 39 estão nos EUA – ano passado, foram 45.  Na lista global de 800 universidades, o Brasil tem 17 representantes, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a melhor, aparecendo entre as posições 251 e 300 (após as 200 primeiras, as instituições são agrupadas em blocos).

O levantamento avaliou 13 indicadores, como qualidade do ensino, volume de pesquisas e publicações, reputação, inovação e internacionalização (percentual de alunos e de professores estrangeiros).

Utilize os rankings com sabedoria – Os rankings acadêmicos são bons guias para se conhecer o prestígio de uma universidade, mas devem ser utilizados com cuidado, alertam os especialistas. “Muitos alunos erram ao olhar somente para as 10 primeiras posições desses rankings. Estas universidades certamente são excelentes, mas também muitos competitivas. Por isso, olhe sempre além das 25 primeiras”, afirma a diretora da Education USA, Marta Bidoli. “Há universidades ótimas, mas que não têm o nome conhecido no Brasil”, completa.

Além disso, é preciso entender o que cada ranking avalia, já que eles utilizam critérios diferentes para classifcar as escolas.

*Foto: Caltech / Crédito: divulgação

Leia também:
Por dentro de como é estudar na Caltech, a top dos rankings
Guia gratuito para quem sonha com a graduação no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados