InícioPós-GraduaçãoMaior conferência de brasileiros nos EUA aceita submissão de trabalhos

Maior conferência de brasileiros nos EUA aceita submissão de trabalhos

Nathalia Bustamante - 12/01/2017
Comentários:

Em 2016, um grupo de pós-graduandos brasileiros nos Estados Unidos se reuniu voluntariamente para realizar uma conferência na Universidade de Harvard, em Cambridge. O sucesso da experiência – que teve, entre seus palestrantes, os pesquisadores e professores Marcelo Gleiser e Miguel Nicolelis – permitiu que, para a edição 2017, o vôo alçado fosse ainda maior.

Em sua segunda edição, a Brazilian Graduate Student Conference (BRASCON) será realizada nos dias 11 e 12 de março, na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. As inscrições para participar como ouvinte da conferência vão até março. Quem, porém, tem a intenção de apresentar seu trabalho ou pesquisa científica na ocasião tem só até o dia 31 de janeiro para enviar um resumo através do site.

Há uma taxa de participação que vai de 50 a 80 dólares. Além disso, todos os gastos para participação no evento, como passagens aéreas, visto e seguro saúde são de responsabilidade exclusiva do participante.

O foco da conferência é nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando aumentar a difusão e troca de conhecimento científico e tecnológico para alunos de pós-graduação brasileiros – incluindo mestrado profissional ou acadêmico, doutorado e pós-doutorado. No site do evento, é possível consultar a programação (inclusive alguns dos palestrantes confirmados)

Inscrevendo Trabalhos

Quem deseja apresentar trabalhos na conferência precisa enviar até o dia 31/01 um resumo através do site. Em 7 dias, o estudante receberá um retorno sobre a aprovação da sua pesquisa, e só então precisará fazer seu registro para o evento e pagar a taxa de participação. Até o dia 17 de fevereiro é necessário submeter online o pôster com o resumo de seu trabalho científico. Confira aqui as instruções detalhadas para envio.

“Surfando” em Los Angeles

Para possibilitar que mais pessoas consigam arcar com os custos de participar da conferência, a própria organização está promovendo um “Couchsurfing Brascon”. Através desta iniciativa, estudantes brasileiros que não têm condições de arcar com custos de acomodação poderão ser recebidos, sem custos, por outros participantes da conferência que morem em Los Angeles ou em locais próximos. A preferência nesta alocação será dada a participantes que apresentarão trabalhos na conferência.

Outra opção mais econômica de acomodação são quartos compartilhados de hotéis – alternativa também facilitada pela organização da conferência.

 

* Foto: Brascon 2016 / Crédito: Divulgação

* Matéria atualizada em 19/01 para inserção do novo prazo de submissão, prorrogado pela organização.

 

Leia também:
‘Brazil Conference’ seleciona brasileiros para evento em Harvard e MIT
2 coisas que aprendi ao representar o Brasil em uma conferência da ONU
Como são os congressos acadêmicos nos Estados Unidos?

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados