InícioBolsas de EstudoBolsas de pós-graduação na França em uma das universidades mais antigas do...

Bolsas de pós-graduação na França em uma das universidades mais antigas do país

Gustavo Sumares - 30/01/2019
Comentários:

A Université de Franche-Comté está com inscrições abertas para o programa de bolsas Victor Hugo. As bolsas de pós-graduação  na França do programa são oferecidas exclusivamente a pesquisadores de países da América Latina falantes de português ou espanhol, ou do Haiti. É possível inscrever-se até o dia 01 de março.

As bolsas têm duração de um ano, e cobrem tanto a despesa do pesquisador com as taxas da universidade quanto seus gastos com alimentação e alojamento. O valor total da bolsa, de acordo com o edital do programa, é de 7.300 euros ao longo de um ano (de julho de 2019 a junho de 2020).

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para estudar na França

O programa contempla vagas em 30 programas diferentes de mestrado e doutorado. Além do valor mensal, os pesquisadores também terão direito a quarto individual na residência universitária, com assinatura de internet, duas refeições por dia no restaurante universitário e um curso intensivo de francês com duração de dois meses.

Como se inscrever

Podem se inscrever pessoas naturais dos países citados acima com até 35 anos de idade que desejem fazer pós-graduação na França. Dentre os documentos necessários estão certificado de proficiência em francês, carta de motivação e CV em francês. Também é necessário apresentar diplomas e históricos escolares. E no caso de alguns programas de pós-graduação, pode ser necessário também apresentar um projeto de pesquisa.

Leia mais: Seis países em que é possível estudar de graça – ou quase

Além desses documentos, o candidato também deve preencher dois formulários disponíveis neste link. Todos os documentos devem ser salvos em um único arquivo no formato .pdf e encaminhados para o e-mail [email protected] até o dia 01 de março de 2019 para garantir a inscrição do candidato.

Sobre a Instituição

A Universidade de Franche-Comté é uma das mais antigas instituições de ensino superior da França, criada em 1423. Atualmente, oferece formações que vão de cursos técnicos a doutorados, atendendo a mais de 20 mil alunos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados