//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsa para curso de aperfeiçoamento de professores de inglês tem inscrições abertas

Bolsa para curso de aperfeiçoamento de professores de inglês tem inscrições abertas

Gustavo Sumares - 05/02/2019
Comentários:

A Comissão Fulbright, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, está oferecendo bolsas integrais para um curso de aperfeiçoamento de professores de inglês nos Estados Unidos. As bolsas são voltadas para professores de inglês da rede pública que dediquem pelo menos metade de seu tempo de trabalho lecionando para o Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro.

Os bolsistas terão a oportunidade de participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI), que tem duração de um semestre acadêmico. Em uma universidade nos Estados Unidos, terão aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

Leia mais: Conheça a Professores de Impacto, iniciativa que vai aproximar educadores e Fundação Estudar

Além do curso, a bolsa também cobre custos com moradia, passagens de ida e volta, alimentação, aquisição de um laptop e livros para a realização de atividades acadêmicas e seguro saúde. Os custos referentes á obtenção do visto J-1 também serão cobertos. Os bolsistas também receberão orientação pré-partida no Brasil, participarão de um workshop de encerramento em Washington D. C. Poderão ainda submeter propostas para o Departamento de Estado, solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos EUA.

Inscrições

Para se inscrever, os professores devem dedicar pelo menos metade de seu tempo de trabalho lecionando para o Ensino Médio da rede pública (estadual ou municipal). Devem ter no mínimo bacharelado ou licenciatura em inglês, com conclusão após dezembro de 2008, e ter pelo menos 5 anos de experiência de sala de aula comprovada.

Leia mais: As dicas de professores do exterior para tornar apresentações interessantes

Naturalmente, precisam demonstrar proficiência em inglês por meio de certificados. Também precisam mostrar compromisso em continuar lecionando inglês ao retornar ao Brasil após o término do curso. Professores que já tenham muita experiência acadêmica ou profissional no exterior não poderão se candidatar à bolsa.

Os professores interessados devem se inscrever entrando em contato com os comitês de seleção de cada Secretaria Estadual de Educação e enviar as inscrições até 25 de fevereiro. A lista de endereços de e-mail das secretarias participantes pode ser acessada abaixo:

Acre
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Pará
Pernambuco
Sergipe
Rio Grande do Norte

Caso seu estado não esteja na lista acima, entre em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse. O edital completo do programa pode ser visto neste link.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados