InícioBolsas de Estudo4 bolsas para mestrado na Alemanha com inscrições abertas

4 bolsas para mestrado na Alemanha com inscrições abertas

Nathalia Bustamante - 08/02/2017
Comentários:

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para quatro bolsas de mestrado na Alemanha pelo programa EPOS. São cursos  selecionados em diversas instituições de ensino superior do país, com duração de 12 a 36 meses e ministrados em inglês ou alemão.

As bolsas são voltadas a estudantes de países em desenvolvimento, de todas as áreas, e que tenham no mínimo dois anos de experiência profissional. É necessário possuir graduação completa em cursos relacionados e comprovar proficiência no idioma em que o curso é oferecido.

As bolsas compreendem isenção total da anuidade do curso, auxílio mensal de 750 euros, seguro-saúde e auxílio para viagem, bem como um curso de alemão gratuito antes do início do curso. Confira detalhes sobre as oportunidades abertas:

Mestrado em Economia Internacional e do Desenvolvimento

(International and Development Economics)

Oferecido pela HTW Berlim, este mestrado em inglês é focado na área de relações comerciais internacionais com ênfase em desenvolvimento. Ao longo de 18 meses, os alunos obtêm uma compreensão de trabalho aprofundada do contexto econômico e político global no qual os países em desenvolvimento estão integrados. A ampla gama de cursos opcionais permite que os alunos moldem seu perfil profissional de acordo com suas preferências. As inscrições para a bolsa podem ser feitas até 31 de agosto. 

Meio Ambiente e Gestão de Recursos – Foco em América Latina

(Environment and Resources Management (ENREM) – Focus Latin America)

Este duplo diploma é oferecido pela Escola Técnica de Köls (TH Köln) em cooperação com a Universidade Autônoma de São Luis Potosi, no México. Voltado a profissionais de diversas áreas que desejem trabalhar com desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, o curso é ministrado em inglês e espanhol e tem duração de dois anos. As aulas se iniciam em agosto, no México – onde os estudantes ficam por dois semestres – e depois são ministradas em Colônia, na Alemanha. O prazo para candidatura é 28 de fevereiro.

Estudos Internacionais de Mídia

(International Media Studies)

Este mestrado de dois anos, oferecido pela Universidade de Bonn em parceria com a emissora Deutsch Welle, é voltado a estudantes de jornalismo ou comunicação. Bilíngue, tem aulas ministradas em inglês e alemão sobre temas como mídia e desenvolvimento, jornalismo, ciência da comunicação e meios de comunicação. As inscrições podem ser feitas online até o dia 31 de março, e as aulas se iniciam em setembro de cada ano.

Gestão do Desenvolvimento

(Development Management)

O objetivo deste programa de um ano e meio de duração da Universidade de Ruhr-Bochum é preparar profissionais para gestão de projetos e programas. Voltado a estudantes de diversas áreas com experiência profissional relevante, é ministrado totalmente em inglês. Além do programa, focado em gestão, os estudantes também têm acesso a um coaching individualizado de carreira. Com admissão a cada dois anos, tem inscrições abertas até 30 de setembro, e início das aulas em setembro de 2018.

 

No edital das bolsas ECO-POS oferecidas pelo DAAD há detalhes sobre os programas, pré-requisitos e como se candidatar. Para encontrar os cursos com inscrições abertas, procure pelo nome (em inglês) no índice.

 

* Foto: Cidade de Colônia, na Alemanha / Crédito: Eckhard Henkel CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

 

Leia também
Quanto custa estudar na Alemanha?
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados