InícioBolsas de EstudoBolsas do DAAD para mestrado em Direito na Alemanha

Bolsas do DAAD para mestrado em Direito na Alemanha

Gustavo Sumares - 17/06/2019
Comentários:

O Munich International Property Law Center (MIPLC) está recebendo inscrições para bolsas de mestrado em Direito na Alemanha. As bolsas são oferecidas pelo serviço de intercâmbio alemão (DAAD), e as inscrições vão até 15 de outubro.

O curso, que seleciona 38 alunos anualmente, inclui discussões baseadas em Common Law e Civil Law, além de disciplinas como economia e administração de empresas, e é ministrado totalmente em inglês. O MIPLC, por sua vez, é um centro de pesquisa comandado por quatro instituições diferentes: o Max Planck Institute for Innovation and Competition, a Universidade de Augsburg, a Universidade Técnica de Munique e a George Washington University.

Os bolsistas escolhidos receberão um valor mensal de 750 a 1.000 euros durante os 12 meses de duração do curso. A bolsa também cobre despesas com passagem aérea e com seguro de saúde do bolsista na Alemanha.

Como se candidatar

Para se candidatar às bolsas de mestrado em Direito na Alemanha, é preciso já ter concluído a graduação. Embora o programa ressalte que normalmente aceita candidatos formados em Direito, Ciências Naturais, Engenharia ou Gestão, também recebe candidaturas de alunos de outras áreas. Também é preciso ter dois anos de experiência profissional desde o fim da graduação.

Além disso, é necessário demonstrar proficiência em inglês por meio de testes como o IELTS (nota mínima 6,5), TOEFL (mínimo de 653 no paper-based test, 223 no computer-based e 85 no internet based) ou CPE (nota mínoma C).

As candidaturas podem ser feitas por meio deste link. É necessário preencher o formulário online e informar que deseja se candidatar à bolsa do DAAD. No final do processo, será possível gerar um PDF do formulário

Esse PDF deve ser impresso e assinado. Ele precisa ser enviado pelo correio, junto com os seguintes documentos:

  • CV no formato Europass;
  • Carta de motivação com no máximo 1.500 palavras, em inglês e assinada à mão, contando do seu background, motivos para escolher o programa, e por que deve receber a bolsa;
  • Duas cartas de recomendação de supervisores profissionais ou professores (de preferência uma de cada). Devem ser recentes, assinadas à mão e carimbadas, em inglês ou alemão;
  • Cópias, em inglês ou alemão, do diploma da graduação (e outros diplomas posteriores, se houver);
  • Cópias, em inglês ou alemão, do histórico acadêmico ;
  • Cópias, em inglês ou alemão, do diploma do ensino médio;
  • Comprovante de experiência profissional, de preferência com garantia de recontratação ao fim do período de estudos. Ela deve incluir data de início, título e breve descrição do cargo ocupado;
  • Duas fotos do mesmo tamanho usado no passaporte.
  • Taxa de candidatura (50 euros em dinheiro, ou comprovante de transferência).

Esses documentos precisam ser enviados para o seguinte endereço:

Max-Planck-Institut für Innovation und Wettbewerb
MIPLC LL.M. Programm
Marstallplatz 1
80539 München
Germany

As inscrições para as bolsas de mestrado em Direito na Alemanha vão até 15 de outubro. Mais informações sobre o processo de inscrição e as bolsas podem ser vistas neste documento.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados