Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

04.04.14

Conheça a Singularity University

Conheça a Singularity University

Localizada em uma base de pesquisa da Nasa, a instituição capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais

A Singularity University é uma universidade como você nunca viu — ou imaginou que existisse — e que certamente faz jus ao seu nome (é singular!). Foi fundada em 2009 por Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e por Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.

A universidade oferece cursos de especialização, férias e workshops. À parte algumas particularidades (tempo de duração, enfoque e custo), todos os programas visam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas. O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as da habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais.

Localização

A universidade fica dentro de uma base de pesquisa da Nasa, no Vale do Silício, o mais conhecido centro mundial de inovação na Califórnia, Estados Unidos (Building 20 S. Akron Rd. MS 20-1).

Cursos

São oferecidos alguns cursos personalizados na área de inovação para empresas e ONGs, mas os principais são os seguintes:

The Graduate Studies Program (GSP): ao longo de 10 semanas, 80 participantes são expostos a uma verdadeira cultura de inovação e exploração. Eles assistem a palestras, participam de treinamentos, workshops e grupos de discussão, além de visitar start ups e grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício. Em 2013, o programa contou com representantes de 38 países, que se envolveram em 17 projetos de impacto global.

The Executive Program (EP): tem uma semana de duração e é direcionado a empreendedores e executivos de empresas. Foca-se em apresentar aos participantes as tecnologias que vão transformar indústrias, empresas, carreiras e vidas em um futuro próximo. O curso é organizado em torno de seis grandes áreas de estudo: biotecnologia, robótica e inteligência artificial, energia e meio ambiente, medicina e neurociência, redes e sistemas de computação, e nanotecnologia.

Exponential Medicine: curso de uma semana que explora o futuro da medicina, olhando de perto para grandes inovações na área de cuidados com a saúde. Saiba mais AQUI.

Processo seletivo

A universidade busca candidatos que estejam em uma fase da vida e carreira que os permita, após a conclusão do programa, dar continuidade aos projetos iniciados. Para participar da seleção, é preciso enviar seu currículo profissional em inglês e um vídeo pessoal curto. A partir deste material, o comitê selecionará alguns participantes para uma entrevista individual por skype. Desta conversa sairão os aprovados. Os interessados em saber mais sobre o processo seletivo podem mandar um e-mail para admissions@singularityu.org

Ajuda financeira

Estudar na Singularity não é nada barato: o Graduate Studies Program (GSP), por exemplo, que tem 10 semanas de duração, custa US$ 30.000,00, incluindo alimentação e moradia, mas sem passagens áreas. Já o Executive Programa (EP) saí por US$ 12.000,00, nas mesmas condições. Mas cerca de 2/3 dos alunos recebem algum tipo de ajuda financeira. Os casos são avaliados individualmente para a concessão do benefício. Quem quiser saber mais, pode enviar um e-mail à universidade: info@singularityu.org

Curiosidades

O nome da universidade foi inspirado no livro The Singularity is Near, de Ray Kurzweil, que aborda o acelerado desenvolvimento vivenciado pelas áreas de ciência e tecnologia.

A universidade promove um concurso global (Call to Innovation) para buscar ideias inovadoras, que façam uso da tecnologia e possam melhorar a vida das pessoas em um curto espaço de tempo. Os ganhadores da competição recebem bolsa integral para cursar o Graduate Studies Program (GPS).

No Brasil, o concurso é administrado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), que também oferece ao vencedor a possibilidade de cursar qualquer MBA da faculdade de graça. Saiba mais sobre o concurso AQUI.

A escritora e diretora de inovação da FIAP, Nathalie Trutmann, é embaixadora da Singularity University aqui no Brasil. Ela esteve lá recentemente e gravou um vídeo especialmente para os leitores do Estudar Fora mostrando um pouco da universidade. Confira:

Por Lecticia Maggi, do Estudar Fora

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas