//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosBolsas para programa sobre governança da Academia de Haia, na Holanda

Bolsas para programa sobre governança da Academia de Haia, na Holanda

Marcela Marcos - 03/12/2018
Comentários:

Estão abertas as inscrições para os cursos da Academia de Haia para Governança Local, na Holanda. A instituição busca formar jovens talentos que já trabalhem em governos de países em desenvolvimento. O prazo final da última edição do programa de apoio financeiro aos cursos foi 1 de dezembro, mas a data-limite desta edição ainda não foi divulgada (embora, para cada curso com inscrições abertas, o prazo varie entre janeiro e fevereiro de 2019).

Os programas da Academia de Haia com inscrições abertas para 2019 são: “Migration and Local Governance“, que, de 4 a 8 de março, propõe soluções a refugiados;  “Inclusive Service Delivery & the SDGs“, sobre desenvolvimento sustentável, ocorre de 18 a 29 de março, e “Citizen Participation and Inclusive Governance”, voltado à participação cidadã, acontece entre 8 e 19 de abril. 

O programa da Academia de Haia consiste em um curso de curta duração somado ao estágio de uma semana em alguma cidade holandesa e a oportunidades de networking com servidores locais. Ao fim do período conduzido na Holanda, os participantes retornam ao país de origem e devem executar um plano de ação, mirando algum problema social identificado.

Como se inscrever para as bolsas oferecidas pela Academia de Haia

São elegíveis candidatos de até 37 anos que já trabalhem há pelo menos dois anos em governos locais, seja em âmbito municipal ou estadual. É necessário ter proficiência em inglês e ser capaz de identificar demandas locais da população.

Para se candidatar às bolsas, o candidato deve preencher o formulário disponível no site oficial da Academia de Haia, além de encaminhar uma carta de seu empregador atual e uma cópia do próprio passaporte. É necessário ainda submeter uma carta de motivação, explicando os interesses em participar da iniciativa e detalhando a própria experiência acadêmica e profissional.

Na segunda fase do processo seletivo, os candidatos pré-selecionados passam por uma entrevista por telefone. Uma vez aceitos pelo programa, devem pagar uma taxa de 150 euros à Academia de Haia.

Quais os benefícios do programa

Entre os benefícios, estão o apoio financeiro durante o programa, que cobre despesas como acomodação, alimentação, passagens aéreas e custos do curso.

Há ainda oportunidades de networking e acompanhamento do plano de ação a ser executado no país de origem do candidato. Depois da aprovação pela Academia de Haia, os participantes também integram uma rede de servidores que já estiveram em edições anteriores.

Leia também:

Bolsa para participar de conferência global de liderança no México
Bolsas para bacharelado e mestrado na Holanda
Bolsas integrais da Universidade de Maastricht, na Holanda

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados