Um Projeto: Fundação Estudar
participantes de curso da academia de haia

Bolsas para programa sobre governança da Academia de Haia, na Holanda

Por Priscila Bellini

Estão abertas, até 1 de dezembro, as inscrições para os cursos da Academia de Haia para Governança Local, na Holanda. A instituição busca formar jovens talentos que já trabalhem em governos de países em desenvolvimento.

São, ao todo, três tipos de programa ligados às bolsas da Academia de Haia. O “Citizen Participation and Inclusive Governance”, voltado à participação cidadã, acontece entre 5 e 22 de março, enquanto o “Local Service Delivery”, que trata da distribuição de serviços às populações mais vulneráveis, vai de 18 de junho a 5 de julho. Já o curso de “Local Economic Development”, sobre economia local, será ministrado entre 1 e 18 de outubro.  

O programa da Academia de Haia consiste em um curso de curta duração somado ao estágio de uma semana em alguma cidade holandesa e a oportunidades de networking com servidores locais. Ao fim do período conduzido na Holanda, os participantes retornam ao país de origem e devem executar um plano de ação, mirando algum problema social identificado.

Como se inscrever para as bolsas oferecidas pela Academia de Haia

São elegíveis candidatos de até 37 anos que já trabalhem há pelo menos dois anos em governos locais, seja em âmbito municipal ou estadual. É necessário ter proficiência em inglês e ser capaz de identificar demandas locais da população.

Para se candidatar às bolsas, o candidato deve preencher o formulário disponível no site oficial da Academia de Haia, além de encaminhar uma carta de seu empregador atual e uma cópia do próprio passaporte. É necessário ainda submeter uma carta de motivação, explicando os interesses em participar da iniciativa e detalhando a própria experiência acadêmica e profissional.

Na segunda fase do processo seletivo, os candidatos pré-selecionados passam por uma entrevista por telefone. Uma vez aceitos pelo programa, devem pagar uma taxa de 150 euros à Academia de Haia.

Quais os benefícios do programa

Entre os benefícios, estão o apoio financeiro durante o programa, que cobre despesas como acomodação, alimentação, passagens aéreas e custos do curso.

Há ainda oportunidades de networking e acompanhamento do plano de ação a ser executado no país de origem do candidato. Depois da aprovação pela Academia de Haia, os participantes também integram uma rede de servidores que já estiveram em edições anteriores.

Já pensou em trabalhar com políticas públicas? Conheça opções de pós-graduação na área em universidades estrangeiras!

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo