InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosInscrições abertas para bolsas de mestrado do governo do Japão, em parceria...

Inscrições abertas para bolsas de mestrado do governo do Japão, em parceria com Banco Mundial

Priscila Bellini - 27/03/2018
Comentários:

Estão abertas até 12 de abril as inscrições para bolsas de mestrado do governo do Japão, em parceria com o Banco Mundial. Todos os anos, o convênio seleciona estudantes do mundo todo que tenham interesse em áreas ligadas a desenvolvimento e queiram estudar nos programas parceiros.

O programa divide-se em duas frentes. A primeira refere-se aos “programas de mestrado preferenciais”, que ultrapassam 200, e acontecem em universidades variadas, como a Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e a Universidade Meiji, no Japão. Já o segundo tipo de bolsa é voltada aos 14 programas parceiros estabelecidos pelo convênio, que incluem o MPA em Harvard e o MPP na Universidade de Tóquio.

Como se candidatar 

As bolsas de mestrado do governo do Japão têm alguns pré-requisitos: é necessário ter diploma de graduação, três anos de experiência profissional em áreas ligadas a desenvolvimento (depois de formado) e estar empregado na área, no momento da candidatura.

Para concorrer ao apoio financeiro, há duas formas de application. A primeira delas é voltada aos programas de mestrado preferenciais, estabelecidos pelas bolsas de mestrado do governo do Japão. Nesse caso, o estudante deve se candidatar ao programa de sua escolha e enviar sua inscrição para a bolsa separadamente. Nessa application, devem ser enviados documentos como cartas de recomendação e um formulário padrão, que inclui dados pessoais e currículo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudos

Já no caso dos programas parceiros, a universidade responsável pelo mestrado faz uma lista de candidatos em potencial para a iniciativa do Banco Mundial e encaminha as informações aos avaliadores do programa.

Quais são os benefícios 

Os estudantes selecionados recebem apoio financeiro generoso, que inclui passagens aéreas, seguro-saúde, tuition e auxílio financeiro mensal, para arcar com a manutenção do aluno no país de destino. Para saber detalhes do processo de seleção, basta acessar o site oficial do Banco Mundial.

Leia também: Conheça as melhores universidades da Ásia

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados