Um Projeto: Fundação Estudar
Fellows Jornalistas durante brainstorm em Stanford

Bolsas de estudo para jornalistas em Stanford

Por Lecticia Maggi

A organização John S. Knight está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo, que seleciona anualmente jornalistas de diferentes partes do mundo para realizar pesquisas na Universidade Stanford, nos EUA. As inscrições vão até primeiro de dezembro.

Cerca de 20 jornalistas e estudiosos de comunicação e mídia serão selecionados para ficar 10 meses (de setembro de 2017 a junho de 2018) na universidade, que está localizada no coração do Vale do Silício. O objetivo é que, durante esse período, eles se debrucem sobre os desafios do jornalismo hoje e “aprendam novas maneiras de pensar e trabalhar”.

“Esperamos que eles chegam ao programa com mais perguntas do que respostas, e que mudem de rumo com base no que aprenderem ao longo do caminho”, diz a  organização, em seu site.

Os selecionados terão acesso a toda a infraestrutura da Universidade Stanford e poderão participar de seminários, workshops e aulas. Eles receberão uma ajuda de custo para se manter nos EUA que pode chegar a US$ 65 mil pelos 10 meses de programa. Além disso, também podem receber ajudas de custo para realização de projetos, cobertura de seguro saúde e fundos suplementares para manutenção do cônjuge ou filhos. Entenda aqui os benefícios do programa

Como participar – Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 1º de dezembro. É preciso ter pelo menos cinco anos de experiência como jornalista para se candidatar. Não é necessário ter graduação na área, porém, não serão aceitas candidaturas de profissionais que atuem com Relações Públicas, no governo ou com comunicação empresarial.

O processo de seleção exige o envio de três cartas de recomendação e de dois ensaios – em um deles é preciso dizer quem você é e como se tornou jornalista; no outro, é necessário dizer em qual desafio do jornalismo atual você quer focar durante o programa e por quê.  Saiba mais e faça sua inscrição aqui!

 

*Foto: Universidade Stanford / Crédito: divulgação

 

Leia também:
Bolsista dá dicas sobre a candidatura para as bolsas Chevening, do Reino Unido
8 mestrados de graça (ou quase) no exterior na área de humanas

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo