InícioBolsas de EstudoÚltimos dias: Confira como obter bolsas de doutorado na melhor universidade da...

Últimos dias: Confira como obter bolsas de doutorado na melhor universidade da Suíça

Gustavo Sumares - 15/04/2021
Comentários:

A ETH Zurich, a melhor universidade da Suíça (e uma das 10 melhores do mundo) de acordo com os principais rankings universitários, está recebendo inscrições para as Engineering for Development (E4D) Doctoral Scholarships. O programa de bolsas de doutorado na Suíça contemplará dois estudantes de países em desenvolvimento (incluindo o Brasil) com bolsas para realizar seu doutorado na ETH Zurich. As inscrições vão até 30 de abril.

O valor da bolsa é de 175 mil francos suíços (equivalentes a cerca de R$ 1,063 milhão na cotação atual) por três anos de doutorado, com possibilidade de extensão. Desse total, 166.800 francos suíços serão o salário do pesquisador ao longo dos três anos, e ous outros 8.200 francos serão referentes a despesas como passagens aéreas, auxílio-instalação e outros custos de deslocamento até o país.

De acordo com o edital da bolsa, o valor do salário deve ficar dentro dos padrões da ETH Zurich. Por isso, caso os padrões da universidade mudem ao longo do período da bolsa, o valor total dela pode mudar também.

Como concorrer às bolsas de doutorado na Suíça

Para ser elegível à bolsa, é necessário já ter concluído o mestrado, ter até 40 anos de idade e ter nível elevado de proficiência em inglês (embora o edital não especifique quais exames ou notas devem ser feitos). Também é preciso já ter entrado em contato com um supervisor na ETH Zurich (é possível encontrar supervisores na universidade por meio deste link).

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário (disponível neste link) referente à sua proposta de pesquisa. Nele, o candidato deve explicar sua proposta, quais são seus objetivos, por que ela é relevante e como ela pode beneficiar pessoas pobres em países de baixa renda.

Junto com a proposta, é necessário enviar também uma série de documentos, como CV, histórico acadêmico e duas cartas de recomendação. Outros documentos que o candidato julgar adequados, como publicações ou atividades prévias pertinentes à sua proposta, podem ser incluídas também. Os documentos devem ser enviados para o endereço [email protected] até o dia 30 de abril.

Estudantes pré-selecionados precisarão depois elaborar, junto com seus supervisores na ETH Zurich, um projeto de pesquisa mais completo. Mais detalhes sobre essa segunda etapa podem ser vistos no edital do programa de bolsas.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados