InícioColunistasRecursos gratuitos para turbinar seu CV para estudar fora em 2021

Recursos gratuitos para turbinar seu CV para estudar fora em 2021

Colunista do Estudar Fora - 31/12/2020
Comentários:

A pandemia da COVID-19 ainda não chegou ao fim, mas mesmo assim já vemos os efeitos no mercado de trabalho e em tantos outros setores. Além disso, o momento também não é o mais propício do mundo para sair do país, seja com fins turísticos ou estudantis. Várias universidades estão adotando currículos online e podemos observar que o estudo a distância veio para ficar. Então, para reforçar o currículo que tal aproveitar a onda de cursos e ferramentas online gratuitas para desenvolver habilidades necessárias ao novo mundo, e que vão além da sua área de formação ou atuação?

O computador e o celular são grandes aliados do ensino a distância. Confira abaixo uma seleção que pode ajudar a melhorar o currículo sem a necessidade de investimento:

Inglês

A cooperação internacional ganhou ainda mais importância diante do atual cenário, seja na ciência, para que seja encontrada a vacina e o tratamento eficazes contra o novo vírus, seja ainda nos diferentes setores da economia para tratar de boas práticas na adaptação dos negócios e de medidas de contenção e recuperação. Nesse contexto, o inglês, que já é tido há muito tempo como a língua dos negócios, se destaca ainda mais como uma necessidade no currículo para os empregadores.

Para avançar no desenvolvimento da língua, é possível implementar no dia a dia algumas ferramentas que estão disponíveis para auxiliar em diferentes aspectos. Uma delas é o Write&Improve, uma plataforma criada para analisar e corrigir em segundos redações em inglês.

Criada por Cambridge English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para avaliação de proficiência em inglês, ela retorna aos usuários uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário empregados no texto assim que o usuário o submete, assim como aponta o que pode ser melhorado. Além disso, ela conta com uma seção chamada Business Workbook que centraliza atividades para praticar a escrita do idioma com foco no mundo dos negócios.

Já se você deseja encontrar exercícios e materiais para aprofundar os estudos de fato, a seção Learning English disponível em seu site, reúne mais de 170 opçõese atividades, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho e também assuntos ligados a tarefas usuais, como preencher formulários e emitir opiniões.

Elas são interativas e é possível selecionar por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento (básico, intermediário ou proficiente) e portempo disponível para o estudo (de 0 a 5 minutos, de 5 a 10 minutos ou mais de 10 minutos).

Criatividade e inovação

Tudo o que conhecemos hoje está em transformação, desde as nossas relações (sejam pessoais ou profissionais) até os hábitos de consumo. E, por isso, é hora de se reinventar. Já temos visto um show de criatividade e inovação em muitos negócios no âmbito local, como as diversas indústrias de bebidas que utilizaram sua matéria prima para passar a produzir álcool gel; a rápida adoção do delivery por restaurantes e chefes de cozinha de todos os portes; as grandes lives dos artistas em substituição aos shows presenciais.

Tudo isso é fruto de times formados por pessoas orientadas a buscar soluções e formas de fazer aquilo que parece impossível. Ou seja, na prática, criativas e inovadoras. Se esse jogo de cintura ainda te falta para criar e traçar novas rotas, produtos e serviços, o SEBRAE pode ajudar com suas capacitações sobre criatividade e sobre inovação.

Produtividade

Podemos ver que o home office veio para ficar! Várias empresas que liberaram seus funcionários para trabalhar de casa apenas durante a pandemia, já decretaram home office até o final do ano, ou por tempo indeterminado além disso.

A pandemia acelerou sua implementação e para alguns gerou uma nova necessidade de adaptação ao autogerenciamento do seu tempo e do seu trabalho, assim como de combinar tudo isso à outras necessidades. Justamente por isso, a busca por conteúdos relacionados a como melhorar a produtividade despontou no último mês nos buscadores da Internet.

Então, tratando-se de uma habilidade que possivelmente será requerida no currículo no mundo pós COVID-19, uma opção para trabalhá-la melhor é o curso rápido e gratuito, de apenas 2 horas, oferecido pela ESPM. Com o dobro da carga horária e também sem custo, é possível aprender mais sobre métodos de organização, equilíbrio e felicidade X trabalho com a PUC-RS.

Sobre o Autor

Alberto Costa possui 30 anos de experiência no mercado de educação, tendo atuado como professor de inglês, especialista nos exames de Cambridge English, treinador de professores para as certificações CELTA, ICELT e DELTA. Além disso também esteve à frente de iniciativas de treinamento e formação continuada de professores de inglês e de consultoria acadêmica. Costa possui especialização em treinamento de professores (PRINSELT) do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido, e é certificado por Cambridge com o diploma Cambridge RSA for Overseas Teachers of English (DOTE). Atualmente ele ocupa a posição de Senior Assessment Manager de Cambridge English no Brasil.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados