Um Projeto: Fundação Estudar
bolsa para mulheres da AAUW

Bolsa para mulheres em universidades americanas

Por Lecticia Maggi

A bolsa para mulheres criada pela American Association of University Women (AAUW) está com inscrições abertas até o dia 1 de dezembro. A instituição é líder, nos Estados Unidos, na promoção de igualdade e educação para meninas e mulheres. Todos os anos, são concedidas cinco bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.  

Como funciona a bolsa para mulheres da AAUW

As bolsas são oferecidas para mulheres não-americanas que desejem cursar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em tempo integral em instituições americanas.

Segundo o site oficial da AAUW, a preferência é dada às candidatas que trabalhem em prol da igualdade de gênero, seja em sua carreira profissional, seja em atividades comunitárias. As estudantes devem ter desempenho acadêmico exemplar e perfil de liderança em sua área de atuação, como negócios, academia e indústria.

Quem pode se candidatar

Entre os pré-requisitos da bolsa para mulheres, estão não possuir nacionalidade americana, ter um diploma de graduação e já ter iniciado a sua candidatura à instituição desejada. Também é necessário comprovar proficiência em inglês, por testes como TOEFL (com nota mínima de 79, no TOEFL iBT), e pretender retornar ao país de origem após a conclusão dos estudos.

Cada aluna interessada deve preencher um formulário e encaminhar documentos, como cartas de recomendação (três, ao todo), diploma de graduação, currículo em inglês e carta de aceite da universidade americana.  É necessário também pagar uma taxa de candidatura, de 30 dólares americanos.

Os resultados serão anunciados no dia 15 de abril, depois da análise de documentos anexados e das applications. Uma vez selecionadas, as estudantes recebem a bolsa para mulheres da AAUW, que contempla gastos como moradia e manutenção no país, cuidados com dependentes e viagens para conferências e seminários.

Os valores concedidos às estudantes variam de acordo com o nível de formação. São 18 mil dólares para mestrado, 20 mil dólares para doutorado e 30 mil dólares para pós-doutorado.

A bolsa para mulheres da AAUW existe desde 1917. Em cem anos, mais de 3400 mulheres de 140 países foram contempladas. Confira mais  informações sobre no site oficial da instituição.

Leia também:
Bolsas para mulheres visam aumentar presença feminina nas universidades

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo