//username of moderater
Fundação Estudar
InícioConhecimentos geraisConheça a Biblioteca Haruki Murakami, uma homenagem da Waseda University ao escritor

Conheça a Biblioteca Haruki Murakami, uma homenagem da Waseda University ao escritor

Mariane Roccelo - 05/10/2021
Comentários:

Dono de um dos maiores fã-clubes literários do mundo, o escritor japonês Haruki Murakami foi homenageado pela Universidade de Waseda em setembro. A instituição acaba de abrir a Biblioteca Haruki Murakami, também chamada de Casa Internacional da Literatura de Waseda, localizada em Tóquio. A estrutura da biblioteca foi projetada pelo arquiteto Kengo Kuma, que possui trabalhos, como o Estádio Nacional do Japão e o museu de design V&A Dundee.

Localizada em Toquio, Waseda é a universidade alma mater do escritor e onde ele estudou drama. A instituição é uma das mais tradicionais e melhores universidades do Japão, e membro da Tokyo roku daigaku, a Ivy League de baseboll universitário (conheça mais sobre a liga aqui).

Leia também: Intercâmbio no Japão – como é o dia a dia nas universidades japonesas

Sobre a Biblioteca Haruki Murakami

A Biblioteca Haruki Murakami integra um conjunto de bibliotecas da universidade que possuem alguns dos maiores acervos do país. De acordo com o arquiteto que projetou a estrutura, os espaços internos foram inspirados nas passagens entre real e surreal, comuns nas obras do autor.

Ao entrar na biblioteca, os visitantes passam por uma espécie de túnel de madeira que simboliza os espaços ficcionais criados por Murakami. As estruturas inspiradas nos livros estão presentes do lado de fora e dentro dos espaços.

Em uma coletiva de imprensa realizada durante a abertura da biblioteca, Murakami afirmou, em tom de brincadeira, que “gostaria que um lugar como esse fosse construído após a minha morte, para eu poder descansar em paz e ter alguém cuidando de mim”.

Leia também: 7 museus online que você pode visitar da sua casa

Sobre Haruki Murakami

O escritor, que hoje tem 72, é autor de best sellers, como Kafka à beira-mar, Norwegian Wood e 1Q84, e conhecido por criar universos que misturam romance, literatura fantástica, surrealismo, pitoresco, cultura pop em narrativas que deixam em aberto diversas interpretações.

Os livros de Murakami foram traduzidos para mais de 50 idiomas e o autor já ganhou prêmios literários internacionais, como o Prêmio Franz Kafka, o Prêmio Jerusalem, o prêmio de literatura Hans Christian Andersen, e atualmente é um forte nome para receber o Nobel de Literatura.

Confira a seguir nossa galeria com imagens da Biblioteca Haruki Murakami

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados