//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutros7 museus online que você pode visitar da sua casa

7 museus online que você pode visitar da sua casa

Mariane Roccelo - 09/05/2022
Comentários:

Na tentativa de democratizar o acesso à cultura, alguns dos principais museus e galerias do mundo gravaram em realidade virtual seus espaços internos e colocaram à disposição online gratuitamente para qualquer um visitar de casa.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Museus como o Louvre e o Vaticano, reproduziram as salas e galerias onde os visitantes podem dar um passeio nos ambientes em 360°. No Louvre, por exemplo, além de passear pelas galerias, também é possível clicar em cada obra de arte e aprender um pouco sobre ela.

Outras galerias, como o Natural History Museum, nos Reino Unido, mapearam os espaços internos através da tecnologia do Google Maps e disponibilizaram os acervos online. A escolha por onde andar e quais obras apreciar fica à critério do visitante/usuário. Aqui, listamos 7 museus ao redor do mundo que oferecem tour em realidade virtual.

1. Museu do Louvre – França

A plataforma de realidade virtual do Louvre é uma das mais completas. Nela, é possível clicar em cada uma das obras e conhecer mais sobre a história e o artista por trás. O Museu disponibiliza o passeio virtual por quatro galerias:

  • The advent of the artist, a galeria aborda a transição do período clássico, era dos artesãos, até a Renascença, com obras de artistas, como Delacroix, Rembrandt, Tintoret e outros;
  • Power plays, uma exibição com foco na conexão das artes com a política desde a antiguidade;
  • The body in movement, que explora a retratação da dança através das artes e seus diferentes tipos de materiais;
  • Founding Myths: from Hercules to Dath vader, que apresenta obras de ilustradores, escultores, pintores, cineastas e músicos de todo o mundo retratando os mitos da humanidade.

Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre está localizado em París e completou, em agosto de 2021, 228 anos de existência. As galerias estão instaladas no Palácio do Louvre, um Castelo construído nos seculos XII e XIII. Acesse a tour virtual do Louvre neste link.

2. The National History Museum – Reino Unido

O National History possui um dos mapeamentos mais interessantes dessa lista. Os espaços internos do museu são extremamente bonitos e a variedade do acervo disponível para a tour online é bastante rica.

Nas galerias você encontra diversos esqueletos de dinossauros voadores e terrestres, além de ossadas de inúmeros animais que existiram desde a antiguidade até hoje. O acervo do National History possui mais de 80 milhões de espécies dividas em cinco coleções, paleontológica, zoológica, entomológica, botânica e minerológica. Entre as exposições mais famosas, está a coleção de animais estudados por Charles Darwin.

Acesse a tour virtual do National History neste link. 

3. Rijksmuseum – Países Baixos

Localizado em Amsterdam, o Rijksmuseum disponibiliza 4 andares do prédio para a visita virtual, que permite que o navegante ande de uma galeria para a outra pelos corredores do próprio museu.

Assim como o National History, o acervo online do Rijksmuseum é bastante amplo e possui artefatos, pinturas, esculturas e outras obras desde a antiguidade e de diversos países do mundo. No subsolo do museu, por exemplo, há esculturas e artefatos da antiguidade do leste asiático.

Fundado em 1800, na cidade de Haia, a arquitetura do museu combina elementos góticos e renascentistas. Para acessar a tour virtual do Rijksmuseum, clique aqui.

4. Vaticano – Roma

O Vaticano, assim como o Louvre, possui uma plataforma própria para apresentar as galerias. Estéticamente, a tour virtual é uma das mais bonitas dessa lista. No site, é possível passear pela famosa Capela Sistina e diversas galerias do Vaticano com pinturas extremamente detalhadas.

Na tour virtual o visitante pode passear por 12 galerias repletas de afrescos e esculturas dos espaços internos do Vaticano. Os museus Vaticanos são os mais antigos dessa lista, e algumas obras e galerias possuem mais de 500 anos. Para acessar a tour virtual do Vaticano, clique aqui.

5. J. Paul Getty Museum – Estados Unidos

Localizado em Los Angeles, o J. Paul Getty, também conhecido como The Getty, oferece uma tour online por dois andares do Getty Center. Assim como o Rijksmuseum, o visitante pode caminhar livremente entre as belas galerias e espaços internos, incluindo até a lojinha de souvenirs.

Nas galerias do Getty Center, o visitante passar por mobiliarios, pinturas, esculturas e artefatos de arte clássica. O J. Paul Getty é um complexo cultural inaugurado em 1997 que recebe o nome do britânico e industrial do setor de gasolina, Jean Paul Getty. Acesse a tour online do The Getty aqui.

6. Museu de Orsay – França

O Museu de Orsay, localizado em París, disponibiliza 3 andares para os visitantes online. Nas galerias, há esculturas e pinturas famosas de arte clássica, como o conhecido autorretrato de Van Gogh e diversas obras de artistas, como Cézanne e Degas.

Ao caminhar pelas galerias do museu, é possível ver a arquitetura da construção, que originalmente foi uma estação ferroviária. O Orsay foi inaugurado em 1986 e possui uma coleção rica de artistas dos séculos XIX e XX, como Delacroix, Klimt, Munch, Mondrian, Renoir e por aí vai. Para conferir a tour virtual do Museu de Orsay, acesse aqui.

7. MUSE – The Science Museum, Itália

Localizado em Trento, o MUSE disponibiliza 6 andares para a tour virtual. Nas galerias, os visitantes caminham por paredes de vidro, que permitem ver a paísagem externa da cidade italiana, e encontram projeções, artefatos científicos, reproduções de animais de diversas regiões.

Nos espaços centrais dos 6 andares é apresentado um belo acervo de animais erguidos pelo ar e envolto de paredes de vidro. A estrutura do MUSE por si só é uma obra de arte e vale a visita. Para acessar a tour online, acesse este link.

Também valem a visita

Além dos museus acima, há outros acervos online onde é possível conhecer os espaços internos através do mapeamento feito pelo Google.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados