Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

25.03.14

Veja as diferenças entre o ACT e o SAT

Veja as diferenças entre o ACT e o SAT

Conheça mais os dois exames utilizados na admissão para graduação em universidades norte-americanas

Parte importante do application para as universidades norte-americanas, os exames acadêmicos SAT e ACT são utilizados como forma de obter uma avaliação padronizada dos candidatos. Cada universidade tem seus próprios requisitos e também suas próprias médias para o que é uma “boa nota”. Então, por mais padronizadas que estas provas sejam, tudo depende de onde você está se candidatando.

Mesmo com as variações entre a forma de analisar as notas pelas universidades, os exames são muito importantes pois eles demonstram – junto com o seu histórico escolar – o seu potencial acadêmico. “O principal objetivo de você ir para a universidade é a sua educação. Então as universidades precisam olhar com atenção a sua performance  nos estudos e assim tentar entender o quão “forte” você será, em termos acadêmicos”, explica o especialista em orientação de estudantes da Universidade da Pensilvânia, Erick Hyde, no curso Applying to U.S. Universities, pelo Coursera. (Nós já falamos desse curso por aqui e recomendamos a todos queiram se preparar melhor para o processo de admissão).

Um ponto importante de lembrar é que estas provas não são como os vestibulares no Brasil. “O processo é mais complexo, e mesmo se o aluno tirar a nota máxima na prova, a aprovação não está garantida e uma nota baixa também não significa que o aluno não vai conseguir ser aprovado”, esclarece Laila Parada-Worby, coordenadora dos programas de preparação da Fundação Estudar.

Conheça mais os dois exames: 

SAT: O Scholastic Aptitude Test, ou como é mais conhecido SAT, ou SAT I, é um dos testes de admissão mais comuns dos EUA. Administrado pelo  College Board, o exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno por meio de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos. A pontuação máxima é de 2400. Uma das principais características da prova é a sua rapidez. Você terá apenas 25 minutos para escrever uma redação de uma página, por exemplo. Saiba mais AQUI.

Também existem os SAT Subject Test, ou SAT II, que são complementares ao teste SAT e avaliam o seu conhecimento em uma área específica, em uma prova de uma hora de duração.

ACT: O ACT é um teste de admissão que pode ser aceito no lugar do SAT na maioria das universidades dos EUA. Ele é administrado pela ACT Inc. A prova é composta por quatro seções: English (inglês), Math (matemática), Reading (interpretação de texto) e Science Reasoning (raciocínio científico). O exame também contém uma seção optativa, de Writing (escrita), no qual os estudantes escrevem um essay. O teste tem a pontuação máxima de 36 pontos, que é uma média da pontuação que você fará em cada seção. O tempo máximo de realização da prova é de 3h45. Leia mais AQUI.

SAT_ACT*Adaptado do livro College Bound, de Christine Hand Gonzales

Algumas dicas…

Onde e quando fazer? Tanto o SAT quanto o ACT são oferecidos aqui no Brasil. É muito importante ficar atento às datas de inscrição e agendar a sua com antecedência. O SAT é realizado 6 vezes ao ano (em janeiro, maio, junho, outubro, novembro dezembro) em várias cidades do Brasil. Confira as datas AQUI e pesquise os centros onde o teste é oferecido AQUI. Já o ACT é realizado de 4 a 5 vezes ao ano no Brasil (em abril, junho, setembro, outubro, dezembro) dependendo da cidade. Você pode conferir as datas e os centros onde a prova será administrada AQUI.

Como posso me preparar? Felizmente, existem muitas opções! Você pode se preparar sozinho, comprando livros e guias especializados, utilizando sites sobre o assunto e fazendo cursos ou simulados online, que podem ser pagos ou gratuitos. Se você se sentir mais confortável com o suporte de um especialista, procure por consultorias especializadas em preparação. Aqui vão algumas dicas de recursos online e gratuitos para te ajudar nos estudos:

Simulados do SAT
College Board: simulado gratuito oferecido pela instituição administradora da prova.
Testive: simulado abreviada (duração de 30 minutos) que gera uma estimativa de que será o resultado do aluno na prova atual.

Simulado do ACT
ACT Inc.: perguntas de treino da prova oferecidas pelas agência administradora da prova.
Princeton Review: simulado completa da prova oferecida por uma

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT