Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

19.03.14

Conheça as mudanças que o SAT terá

Conheça as mudanças que o SAT terá

Exame utilizado no processo de seleção de universidades norte-americanas sofrerá importantes alterações a partir de 2016. Veja como ele é hoje e como ficará

O Scholastic Aptitude Test, ou simplesmente SAT, é a prova mais conhecida para ingresso nas universidades norte-americanas, mas já não é a mais procurada. Nos últimos anos, o teste vem perdendo terreno e, em 2013, pela primeira vez, foi ultrapassado pela avaliação rival, o American College Testing (ACT). Enquanto 1,8 milhão de alunos fizeram o ACT, 1,7 milhão optaram pelo SAT.

A principal explicação para essa queda de popularidade, segundo especialistas, seria o modelo ultrapassado do exame, que não mediria as habilidades de fato necessárias para acompanhar um curso de ensino superior. O próprio presidente do College Board (organização sem fins lucrativos responsável pelo SAT), David Coleman, admitiu problemas em entrevista à revista Education Week: “Agentes de admissão das universidades dizem que o exame fornece informações importantes, mas que estão preocupados que ele tenha se desconectado do conteúdo do ensino médio das escolas”.

Segundo David, muitos estudantes (e suas famílias) têm se queixado da “ansiedade improdutiva” gerada pelo exame e pedem mais clareza em relação aos conteúdos cobrados. “Os alunos são céticos em dizer que nem o SAT e nem o ACT permitem que eles mostrem o que têm de melhor”, conta.

Com o intuito de resgatar o prestígio do exame e colocá-lo novamente no topo de preferência dos candidatos, além de melhor avaliá-los, o College Board irá realizar mudanças importante no SAT em 2016. “A mudança maior visa tornar o conteúdo do exame mais transparente, para que alunos e professores saibam o que irão encontrar”, afirmou Barbara Gill, integrante do College Board e vice-presidente do escritório de admissões da universidade Maryland College Park, também em entrevista à Education Week.

Ainda que as mudanças só estejam planejadas para 2016, quem está no 1º ano do ensino médio e quer fazer a graduação fora deve começar a se preparar já de olho no novo formato. Confira no quadro a seguir como o exame é hoje e como ficará:

tabela

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas