//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoJuiz Sérgio Moro faz discurso de formatura na Universidade de Notre Dame

Juiz Sérgio Moro faz discurso de formatura na Universidade de Notre Dame

Redação do Estudar Fora - 21/05/2018
Comentários:

O tradicional discurso de formatura (ou commencement speech, na expressão em inglês) dos alunos da Universidade de Notre Dame deste ano foi dado pelo Juiz Sérgio Moro. Ontem (20), o brasileiro foi apresentado por John Jenkins, presidente da instituição americana, na cerimônia dos formandos de 2018.

Moro foi o principal orador da cerimônia – posição que em anos anteriores já havia sido ocupada por Barack Obama e Ronald Reagan, entre outras autoridades americanas. Cerca de 21 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia, de acordo com a Universidade.

Moro iniciou seu discurso explicando como se vive “em um mundo, de fato, pequeno”. Ele mencionou a influência do trabalho de outras autoridades em seu suas atividades – como é o caso de Giovanni Falcone, um dos nomes por trás do combate à máfia na Itália e que se dizia influenciado pelas leis americanas de combate ao crime organizado.

Para demonstrar como “tudo está conectado neste mundo pequeno”, Sérgio Moro detalhou que um dos responsáveis por elaborar o RICO Act, lei federal americana que mira organizações criminosas, George Robert Blakey, formou-se em Notre Dame. “Vocês podem ter uma expectativa razoável de que o que fizerem na Universidade de Notre Dame pode ter um impacto positivo em todo o mundo”.

Moro também falou sobre a Operação Lava Jato e listou os resultados da investigação, com a condenação de 157 pessoas – entre elas, “grandes empresários, executivos das maiores empreiteiras brasileiras e políticos de alto escalão”. “Esse trabalho não tem sido fácil. Velhos hábitos de corrupção e impunidade sistêmicas são difíceis de mudar”.

Leia também: 5 discursos de mulheres famosas em universidades americanas

Dirigindo-se aos recém-formados presentes, Sérgio Moro mencionou quatro conselhos: nunca desistir de lutar por uma causa justa; mesmo nos momentos mais difíceis, lembrar-se de que não está sozinho, se estiver lutando por justiça; ter em mente que seu comportamento pode inspirar outros; e nunca se render aos males da corrupção e da desesperança.

Diferente do que aconteceu em outros eventos que participou em Nova York, em Indiana Moro não foi alvo de protestos; pelo contrário, foi aplaudido de pé pela audiência.

O discurso completo já está disponível, em inglês, no canal da Universidade de Notre Dame no Youtube.

 

Outros discursos

Embora esta tenha sido a primeira vez que um brasileiro realiza um commencement speech em uma universidade estrangeira, não é a primeira vez que um brasileiro é recebido para discursar em eventos. Há conferências importantes que mobilizam convidados brasileiros importantes, como a Brazil Conference, que coloca os debates sobre o país em destaque.

Em eventos avulsos, nomes como Cristovam Buarque e Dilma Rousseff já marcaram presença em instituições de renome. Buarque, em 2000, fez um discurso na New York University, enquanto a ex-presidenta falou em eventos organizados pela Universidade Harvard e San Diego State, nos Estados Unidos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados