//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoBrasil está entre os dez países que mais enviam estudantes aos EUA

Brasil está entre os dez países que mais enviam estudantes aos EUA

Lecticia Maggi - 03/12/2014
Comentários:

O relatório anual Open Doors, produzido pelo Instituto de Educação Internacional (Institute of International Education – IIE), mostra que o Brasil já é um dos dez países que mais enviam estudantes aos Estados Unidos. No ano letivo 2013-2014 chegou a 13.286 o número de brasileiros matriculados em instituições de ensino superior norte-americanas, o que representa um aumento de 22,2% em relação ao período anterior de análise.

As 10 melhores universidades do mundo

Desta forma, o Brasil passou da 11ª para a 10ª posição no ranking geral. Na primeira colocação está a China, seguida por Índia e Coreia do Sul. Depois, aparecem, em ordem, Arábia Saudita, Canadá, Taiwan, Japão, Vietnã e México. Juntos, esses países (incluindo o Brasil) respondem por 69% do total de intercambistas em universidades do país.

O número total de estudantes internacionais em universidades dos EUA foi 886.052 em 2013/14 – um aumento de  8% em comparação ao ano letivo anterior. “As populações de estudantes que mais cresceram nos Estados Unidos em 2013-2014 foram as do Kuwait, Brasil e Arábia Saudita, todos países nos quais os governos estão investindo pesadamente em bolsas de estudo para alunos internacionais, para desenvolver uma força de trabalho globalmente competente”, afirma o IEE.

Educação de excelência – O aumento do número de estudantes internacionais em geral, e brasileiros especificamente, nos Estados Unidos tem epxlicação: no país, estão 74 das 200 melhores universidades do mundo, segundo o último ranking da prestigiada publicação britânica Times Higher Education (THE). Entre as ‘top’ 10, sete são norte-americanas, incluindo Harvard, California Institute of Technology (Caltech), Stanford e Yale.

Quer saber mais? Acesse o relatório completo.

Leia também:
As 10 melhores universidades do mundo
Quiz: você sabe como funciona a seleção de universidades estrangeiras?
Guia de primeiros passos para Estudar Fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados