Inicio 7 podcasts em francês que vão te ajudar a destravar o idioma

7 podcasts em francês que vão te ajudar a destravar o idioma

0
7 podcasts em francês que vão te ajudar a destravar o idioma

Conhecido como a língua da diplomacia, o Francês é um dos idiomas mais procurados por estudantes que desejam fazer um intercâmbio. Inclusive, é também uma das línguas requeridas nas provas de admissão para quem pretende fazer pós-graduação aqui, mesmo, no Brasil. Se você está planejando estudar fora, certamente, deve considerar aprender o idioma Francês para ampliar suas possibilidades.

Uma das melhores estratégias para desenvolver a fluência em um novo idioma é aprimorar a fala através da escuta. Seja ouvindo músicas ou assistindo filmes e séries com áudio original em Francês, quanto mais conteúdo você ouvir no dia a dia, mais familiaridade terá com a língua francesa. Confira 7 podcasts em francês que vão te ajudar a destravar o idioma, do iniciante ao avançado:

1 – Journal en français facile 

Nível: iniciante

Com cerca de 10 minutos de duração, este é o podcast ideal para você se manter bem informado sobre o que acontece na França e no mundo, enquanto treina o seu francês. Produzido pela Radio France Internationale – RFI, as notícias são apresentadas em francês legítimo de uma forma acessível, com vocabulário bem explicado e uma narração mais calma – em comparação aos jornais tradicionais. Além disso, você ainda pode acompanhar a transcrição de cada episódio, que é disponibilizada gratuitamente.

2 – Promenades Imaginaires aus Musée d’Orsay

Nível: iniciante

Que tal fazer uma viagem através da arte? Criada pela jornalista Béatrice Fontanel, a série “Caminhadas Imaginárias do Museu d’Orsay” – em tradução livre – foi escrita para crianças, mas atrai o público de todas as idades. Com, aproximadamente, 10 minutos e uma voz diferente a cada episódio, este podcast nos faz viajar através de histórias fascinantes, inspiradas no imaginário de 13 obras de arte expostas pela instituição.

Leia também: Aprenda novos idiomas assistindo Netflix

3 – C’est compliqué

Nível: iniciante/intermediário

Ao longo de 10 minutos, cada episódio representa uma resposta às “cartas do coração”, enviadas pelo público, que relatam histórias amorosas e experiências, por vezes desastrosas. De forma espontânea e descontraída, a jornalista Lucile Bellan responde às mais diversas inquietações sobre amor, sexo e a complexidade das relações pessoais, na era dos aplicativos de encontros. Um podcast ótimo para ampliar o seu vocabulário do francês utilizado no dia a dia, com expressões mais informais e gírias. 

4 – Géopolitique

Nível: intermediário

O podcast da rádio France Inter é voltado para o público que se interessa por política internacional, mas que não tem muito tempo disponível para acompanhar as notícias. Apresentado pelo jornalista Pierre Haski, o Géopolitique sintetiza os principais temas do debate internacional, como economia, saúde e educação, em episódios com até cinco minutos. Dinâmico e de curta duração, é ideal para ouvir novamente caso tenha “escapado” alguma palavra ou, mesmo, expressão.

5 – Transfert

Nível: intermediário

Narrado em primeira pessoa por Charlotte Pudlowski, esse podcast apresenta histórias extraordinárias (e outras nem tanto), de situações cotidianas que certamente poderiam acontecer com todos nós. Durante 20 ou 30 minutos, somos transportados para as circunstâncias mais engraçadas e inusitadas do dia a dia vividas por pessoas como nós, que se cruzarem no metrô, na fila do cinema ou mesmo na academia, e cujos segredos nem sequer suspeitamos.

Leia também: Conheça 5 apps de idiomas para estudar com nativos

6 – La Poudre

Nível: intermediário/avançado

Produzido e apresentado por mulheres, o La Poudre é um espaço que busca amplificar a voz de todas as outras. A cada episódio, a apresentadora Lauren Bastide recebe uma mulher inspiradora – como Anne Hidalgo, a prefeita de Paris, e a cantora Camille – para uma conversa descontraída, que se estende por cerca de uma hora. Na qual falam sobre sua trajetória profissional e pessoal, sua relação com o corpo, com os homens e com a sociedade. Esta é uma ótima oportunidade de conhecer mais artistas, escritoras e ativistas francesas.

7 – 2 heures de perdues

Nível: intermediário/avançado

Para os cinéfilos, o podcast “2 horas perdidas” (em tradução literal) fala sobre cinema de uma forma descontraída, através de uma conversa entre amigos. Com duração média de uma hora, cada episódio apresenta conversas bem humoradas sobre os últimos filmes que os integrantes assistiram, com títulos que vão desde o alternativo “O Clube da Luta” ao campeão de bilheterias “Harry Potter”.

Por que aprender francês?

Falado por mais de 500 milhões de pessoas no mundo, entre nativos e estrangeiros, o Francês é o idioma oficial da França, Canadá, Suíça, Mônaco, Luxemburgo, Bélgica e de diversos países do Continente Africano. Além disso, é ainda a língua oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e de tantas outras instituições internacionais. Mas, para além dos jovens que querem construir uma carreira diplomática ou se aventurar na formação em alta gastronomia, o Francês é o idioma a ser aprendido para expandir seus horizontes e ampliar suas possibilidades de estudar fora.

 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia