//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoConheça a SHASS, Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais do MIT

Conheça a SHASS, Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais do MIT

Marcela Marcos - 07/09/2023
Comentários:

Por: Marcela Marcos

Nem só de cursos com viés tecnológico vive o famoso centro de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo! Apesar de ser conhecido como “a casa dos nerds” e ter forte apelo em inovação e capacitação para o setor industrial, o MIT tem um departamento especialmente voltado aos estudos de Humanidades. Trata-se da SHASS, sigla para School of Humanities, Arts and Social Sciences. Falaremos dela a seguir!

Características da Shass, do MIT

Por meio de pesquisa e inovação, a Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais do MIT tem como objetivo ensinar habilidades críticas aos alunos, formando líderes e cidadãos globais. O departamento entende, conforme as palavras de L. Rafael Reif (presidente do Instituto), que “a humanidade enfrenta desafios urgentes cujas soluções dependem da união de capacidades técnicas e científicas avançadas com uma profunda compreensão das complexidades políticas, culturais e econômicas do mundo.”

A SHASS abriga pesquisas de impacto global e excelentes programas de pós-graduação, todos com  prestigio internacional. 

Em 2022, o MIT lançou um plano de ação estratégico com iniciativas para garantir a cultura de excelência do Instituto de Tecnologia e aprimorar os pilares de diversidade e inclusão.

No caso específico da SHASS, os responsáveis têm buscado diversificar o corpo docente, além de garantir que os candidatos de grupos sub-representados tenham o maior número possível de oportunidades durante todo o processo de seleção.

Cursos oferecidos pela SHASS do MIT

Tal como ocorre na maioria dos cursos do MIT, as opções de graduação pela Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais da instituição (27, no total) consistem numa combinação de disciplinas obrigatórias e eletivas. 

Alguns dos campos principais de formação são Antropologia, Economia, Humanidades, Linguística e Ciência Política. Há, ainda, sete opções de majors interdisciplinares, cujos programas são compostos de cursos de diversos departamentos da SHASS. Alguns exemplos são: Estudos da Diáspora Africana, Estudos Latino-Americanos e Latinos e Estudos sobre Mulheres e Gênero. Veja a lista completa nesta página.

Leia também: Massachusetts Institute of Technology (MIT): a universidade que já formou mais de 80 prêmios Nobel

Já os cursos de pós-graduação são distribuídos pela áreas de Economia; História, Antropologia e CTS; Linguística; Filosofia; Ciência Política e Redação Científica. Clique aqui para saber mais.

Bolsa de pré-doutorado na SHASS

A Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais oferece um programa de bolsa de estudos para pré-doutorado, focado em diversidade. Os auxílios financeiros se destinam a apoiar acadêmicos de uma ampla gama de origens, sendo que os candidatos que pertencem a grupos étnicos historicamente sub-representados são incentivados a se inscrever.

As bolsas normalmente são concedidas por um período de 9 meses (de setembro a maio) e oferecem a oportunidade de os bolsistas planejarem uma carreira no ensino superior e concluírem todos os requisitos do doutorado propriamente dito. A ideia é que os estudantes possam finalizar suas teses com acesso à biblioteca e ao suporte do corpo docente da escola.

A edição atual do programa inclui até dez bolsas – cada uma delas no valor de 37.500 dólares. Ser autorizado a trabalhar nos EUA e estar matriculado em um programa de doutorado em Humanidades ou Ciências Sociais de alguma instituição credenciada que não seja o MIT são alguns dos requisitos para concorrer. Também é necessário que o candidato já tenha sido aprovado no exame de qualificação para o doutorado.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados