//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbio7 dicas para aproveitar o Gap Year da melhor maneira possível

7 dicas para aproveitar o Gap Year da melhor maneira possível

Gustavo Sumares - 09/01/2019
Comentários:

Se você pretende estudar fora e acabou de concluir o Ensino Médio, mas ainda não foi aceito em nenhuma universidade estrangeira, fazer de 2019 o seu “Gap Year” pode ser uma boa ideia. O Gap Year é um ano entre o fim do colegial e o início da faculdade no qual o aluno pode focar em projetos pessoas e se preparar para a application. E com as dicas a seguir, você conseguirá aproveitar o Gap Year da melhor maneira possível.

A ideia central é manter o foco no seu objetivo e planejar o seu ano de maneira a chegar ao momento da application o mais preparado possível. Isso significa: com um bom estudo (e certificado) de língua estrangeira, com os documentos necessários em mãos, e com experiências relevantes para contar no seu essay! E, nesse sentido, as sete dicas abaixo podem ajudar bastante! Confira:

1. Programe-se e informe-se!

É importante planejar o seu Gap Year e se ater a esse planejamento para não perder prazos ou desperdiçar tempo. Faça um cronograma listando as principais atividades que precisa (ou deseja) realizar a cada mês, e procure seguí-lo tanto quanto possível. Enquanto isso, busque mais informações sobre os cursos e universidades estrangeiras às quais pretende se candidatar, para ir se preparando para o essay! O carioca Ricardo Buarque, que já fez um vídeo listando motivos para tirar um Gap Year, conta que candidatos bem-informados sobre as faculdades às quais estão se candidatando têm chances bem melhores no processo seletivo.

2. Estude uma língua estrangeira

Se você quer estudar fora, provavelmente vai precisar de um certificado que ateste a sua proficiência em alguma língua estrangeira — em grande parte dos casos, em inglês. E o Gap Year é um ótimo momento para se dedicar ao estudo dessa língua. Assim que possível, informe-se sobre os procedimentos necessários para tirar esse certificado, e empenhe-se no estudo dessa língua (seja por meio de cursos, seja por conta própria). Uma boa idea é mudar a língua padrão dos programas, sites e apps que você usa no dia-a-dia para a língua em questão.

3. Decida o que (e onde) quer estudar

No final do seu Gap Year, você vai se candidatar a um curso de uma universidade estrangeira. É essencial, portanto, que você use esse tempo para decidir quais serão esse curso e essa universidade! Acesse o site da universidade em questão, pesquise sobre os cursos que ela oferece, tente conversar com alunos ou ex-alunos por meio de redes sociais (aproveitando para treinar a língua estrangeira!) e procure por outros brasileiros que já tenham estudado lá. Há diversos recursos disponíveis para te ajudar a encontrar a universidade ideal para você.

4. Experimente o que quer aprender

Se você ainda está em dúvida quanto ao que pretende estudar na universidade, pode aproveitar o Gap Year para se decidir da melhor maneira possível: dedicando-se àquilo que lhe interessa! Por exemplo: se você está pensando em cursar Ciência da Computação, fazer um curso online de programação pode ser uma ótima introdução ao tema. Se, por outro lado, estiver pensando em Direito, pode ser interessante ler alguns dos livros que os alunos da Harvard Law leem para ver se o assunto lhe interessa mesmo. E não tenha medo se descobrir que o curso que você achava que queria não era bem o que você esperava; afinal, é para esse tipo de descoberta que o Gap Year serve!

Leia mais: Vida de undergrad: O meu Gap Year

5. Envolva-se em algo que vá auxiliar na sua application

Na hora de se candidatar a uma universidade no exterior, é interessante que você tenha experiências interessantes e relevantes para contar no seu essay. Por isso, é uma boa ideia aproveitar o Gap Year para criar essas experiências. Se, por exemplo, a sua candidatura for motivada por uma vontade de causar impacto social, realizar algum tipo de trabalho voluntário durante o Gap Year é uma ótima ideia. Se, por outro lado, você estiver se candidatando pela oportunidade de realizar pesquisa acadêmica, vale a pena verificar com instituições locais se elas têm algum projeto de pesquisa em andamento do qual você possa participar.

6. Organize seus documentos

Não são poucos os documentos necessários para se candidatar a uma universidade estrangeira. Desde cartas de recomendação até certificado de língua estrangeira, passando por diplomas, passaporte, visto e outros documentos pessoais, é uma “papelada” que pode levar bastante tempo para se encontrar e organizar. nâo deixe de aproveitar o Gap Year para verificar quais documentos são necessários para a sua candidatura e para realizar os procedimentos necessários para obter cada um deles. Como alguns deles podem levar bastante tempo, é bom começar a se programar com antecedência.

7. Aproveite para se conhecer melhor

Não tenha medo de se colocar como foco do seu Gap Year. Afinal, ele é acima de tudo um período de auto-conhecimento. E por mais que ele possa ser aproveitado em atividades que vão facilitar o seu processo de application, o objetivo principal desse período continua sendo permitir que você reflita sobre o que pretende fazer nos próximos anos da sua vida — tanto na área acadêmica e profissional quanto pessoal. Aproveitar o Gap Year para entender melhor o que você gosta, o que quer da vida e quais são suas prioridades para os próximos anos é essencial. E se isso exigir algum tempo livre, não tem problema.

Leia mais: Não foi aprovado na universidade dos sonhos? Saiba como não desanimar!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados