Inicio 5.000 bolsas integrais para graduação e pós na Turquia

5.000 bolsas integrais para graduação e pós na Turquia

0
5.000 bolsas integrais para graduação e pós na Turquia
Foto: Hussein Himmati

O Türkiye Bursları é um grande programa de bolsas de estudo promovido anualmente pelo governo da Turquia. Na edição de 2022/23, a iniciativa concederá cerca de 5.000 bolsas de estudo para alunos de graduação, mestrado e PhD estudarem nas melhores universidades do país.

As bolsas cobrem 100% dos custos, incluem moradia e subsídio mensal, e são oferecidas para os programas de período integral, ou seja, para quem deseja cursar toda a formação na universidade turca de destino. Os critérios de seleção dos bolsistas consideram o método acadêmico e o programa tem como objetivo “encorajar estudantes qualificados para estudar na Turquia”. De acordo com o programa, atualmente mais de 70 mil estudantes internacionais vindos de mais de 140 países estudam na Turquia.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como funciona o Türkiye Bursları

Podem se inscrever para as bolsas estudantes de graduação que tenham completado 70% do curso e de pós-graduação que concluíram 75% do programa. Para alunos das áreas de ciências da saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia, é necessário ter realizado 90% da formação.

As idades máximas para participar dos programas são: 21 anos para graduação, 30 anos para o mestrado, 35 anos para o doutorado e 45 anos para pesquisadores. Os subsídios do programa incluem:

  • Gratuidade de todas as taxas;
  • Acomodação na universidade de destino;
  • Auxílio de custo mensal de 1.000 LT (Lira Turca) para graduação, 1.400 TL para mestrado, 1.800 TL para PhD e 4.000 TL para pesquisadores;
  • 1 ano de curso de língua turca;
  • Passagens de avião de ida e volta.

Praticamente todos os programas oferecidos pelas universidades turcas estão disponíveis no programa de bolsas, com exceção de alguns cursos da área de saúde para estudantes de pós-graduação. Ao todo, 112 universidades turcas participam da iniciativa.

Leia também: Vai prestar o TOEFL? Faça o curso preparatório gratuito do Estudar Fora

Como se inscrever

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online com as informações pessoais, formação educacional, experiência de trabalho e atividades sociais realizadas. No primeiro momento, não é necessário escolher a universidade de destino.

Após a análise das candidaturas, os participantes são avaliados pelo comitê de especialistas do programa a partir de vários critérios: status acadêmico, qualificações anteriores, interesses acadêmicos, objetivos de carreira, consistência de preferências, conteúdo da carta de intenção e participação em atividades sociais.

Leia também: Curso mais popular de Harvard completa 10 anos e ganha versão online de graça em português

Após passar esta etapa, os selecionados são chamados para participar de uma entrevista com duração de 15 a 30 minutos, na qual o candidato poderá se apresentar e conversar com os avaliadores. Os documentos exigidos no processo seletivo são:

  • Documento de identidade válido ou passaporte;
  • Uma fotografia do candidato tirada no último ano;
  • Resultados do exame nacional (ENEM);
  • Diploma ou certificado de graduação temporária;
  • Transcrição da documentação;
  • Resultados de exames internacionais (GRE, GMAT, SAT etc.), se exigido pela universidade ou programa escolhido;
  • Resultados de testes de idiomas internacionais, como TOEFL, DELF, se exigido pela universidade ou programa escolhido;
  • Proposta de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa realizada (somente para candidatos ao doutorado).

Mais informações em inglês sobre o Türkiye Bursları neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia