Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

08.11.16

Plataforma ajuda a encontrar bolsas de estudos na França

Jovens estudando deitados na grama em frente à torre Eiffel, na França

Plataforma desenvolvida pelo Campus France permite ao estudante filtrar os mais de 200 programas disponíveis por temas e opções de financiamento

A fim de facilitar a busca por oportunidades de estudo acessíveis no país, o Campus France, agência do governo francês para promoção do ensino superior, desenvolveu a CampusBourses – uma ferramenta de busca de financiamento voltada para estudantes estrangeiros.

A ferramenta está disponível no site do Campus France Brasil e possui informações sobre bolsas oferecidas pelos governos francês e brasileiro, pelas regiões francesas e pela União Europeia, além de programas de organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino. Para realizar a busca, é necessário indicar nacionalidade, área e nível de estudos.

Entenda aqui quais são os tipos de bolsas disponíveis e as diferenças entre elas

Cada bolsa tem prazos de candidatura e critérios específicos, que são informados nos seus editais. Por isso, o candidato deve ficar atento ao calendário do programa de financiamento escolhido. As Bolsas Eiffel e as Bolsas Cabri, da Université Lille, estão atualmente recebendo inscrições.

Quanto custa estudar na França?

Para quem procura opções de graduação e pós-graduação, é importante saber que, mesmo sem bolsa, estudar na França pode ser mais barato do que seus vizinhos europeus. Isto porque não há distinção nas taxas pagas por estudantes franceses e estrangeiros. Além disso, os estudantes ainda podem morar em residências universitárias e pedir auxílio moradia ao governo.

A critérios de comparação, separamos os valores de anuidade dos diferentes tipos de instituição de Ensino Superior do país.

Universidades – 200 a 400 euros/ano

Escolas de Engenharia – 600 euros/ano

Escolas de Arquitetura – 400 a 900 euros/ano

Escolas privadas – 5.000 a 12.000 euros/ano

 

* Foto: Campus France

 

Leia também:
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha
Quanto custa estudar nas melhores universidades do mundo?
5 razões para estudar no Sciences Po, na França

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas