InícioGraduaçãoVeja 6 questões comuns nas entrevistas de faculdades estrangeiras

Veja 6 questões comuns nas entrevistas de faculdades estrangeiras

Lecticia Maggi - 24/03/2015
Comentários:

O que você se vê fazendo daqui a 10 anos? Se você pudesse fazer algo diferente, o que seria? Essas são duas perguntas comuns na entrevista de admissão de universidades norte-americanas. Diferentemente do Brasil, em que os alunos realizam apenas uma prova (o vestibular); nos EUA, o processo de seleção é composto de várias etapas – provas padronizadas, exame de proficiência em inglês, análise do histórico escolar etc – sendo bastante comum a realização de entrevistas com os finalistas.

A maioria das perguntas visam ajudar o entrevistador a descobrir quem é você e se você é um bom ‘fit’ com a instituição, isto é, se combina com a escola. O site About.com publicou uma lista feita por Allen Grove, especialista em admissões, com as questões mais comuns nos college interviews e orientações de como respondê-las. Veja:

1. Por que você está interessado em nossa faculdade?

Seja específico ao responder a esta pergunta e que mostre que fez uma boa “lição de casa”, pesquisando a fundo  a escola. Nem pense em respostas do tipo “Quero ganhar muito dinheiro”, ainda que esse seja seu verdadeiro interesse, ou “os formados nesta escola costumam ter uma boa colocação profissional”. Você quer destacar seus interesses intelectuais e não seus desejos materialistas, certo? Então, pense sobre o que distingue aquela faculdade das outras que pesquisou.

2. Por que você quer se formar em ______________?

Você não precisa ter decidido sua graduação, e seu entrevistador não vai ficar desapontado se você disser que tem muitos interesses e que precisa ter mais aulas antes de escolher um major (graduação). A escolha tardia da área de formação é uma das grandes  vantagens de estudar nos EUA! No entanto, se você identificou no momento de candidatura uma possível área, esteja preparado para explicar o porquê.

3. Como você vai contribuir para a nossa comunidade?

As universidades buscam estudantes pró-ativos e interessantes, que vão agregar à comunidade acadêmica. Por isso, evite respostas genéricas, pense o que o faz ser único e como irá diversificar o campus da faculdade.

4. Conte-me sobre um desafio que você superou.

Esta questão é feita, em geral, para verificar que tipo de solucionador de problemas você é. Quando confrontado com um desafio, como você lida com ele? A graduação será um período cheio de desafios, então, a instituição quer se certificar de que você estará preparado para eles.

5. O que você se vê fazendo daqui a 10 anos?

Aqui, você não precisa fingir que já tem a vida planejada. No entanto, os entrevistados querem ver o quanto você consegue ter visão de futuro: fale honestamente sobre os seus interesses, planos e sonhos.

6. Se você pudesse fazer uma coisa na escola de maneira diferente, o que seria?

Uma questão como esta pode te prejudicar se você cometer o erro de lamentar e falar sobre coisas das quais se arrenpende. Fale sobre coisas que poderia ter feito – dança, teatro, estudado outro idioma – que hoje percebem que estariam mais alinhados aos seus objetivos de carreira. A ideia é dar uma interpretação positiva à resposta, mostrando que você é uma pessoa com tantos interesses que foi impossível explorar todos ao longo do ensino médio.

Leia também:
Veja outras cinco questões muito comuns no college interview
Guia de primeiros passos para estudar fora

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados