InícioGraduaçãoSaiba como responder a cinco questões muito comuns no college interview

Saiba como responder a cinco questões muito comuns no college interview

Lecticia Maggi - 24/04/2014
Comentários:

A entrevista com um profissional do escritório de admissões da universidade é o passo final — e um dos mais importantes — do processo seletivo para quem deseja fazer a graduação fora. Fique tranquilo: o entrevistador não fará perguntas constrangedoras ou que possam desmerecê-lo. A ideia dele é realmente te conhecer para saber se você tem o perfil da universidade.

Para quem chegou até essa fase, a orientação é tentar mostrar traços de sua personalidade e curiosidades que não puderam ser reveladas no application. Pense: o que gostaria que a universidade soubesse sobre você? Você possui alguma habilidade musical? Faz algum curso diferente? Tem uma coleção exótica?

O que NÃO dizer na entrevista de admissão

O site About.com publicou uma lista feita por Allen Grove, especialista em admissões em universidades dos Estados Unidos, com as questões mais comuns nos college interviews e orientações de como respondê-las.

Veja a seguir cinco perguntas e tenha a certeza de que ouvirá pelo menos uma delas:

1. Fale-me sobre você.

Pergunta direta, que muitas vezes abre a entrevista, e deixa candidatos preocupados. Não é para menos: como reduzir sua vida toda em poucas frases, se mostrando uma pessoa interessante? A dica de Allen Grove é evitar lugares-comuns, como “sou um aluno estudioso…”. Se você chegou até aqui é porque, certamente, é um bom aluno. Pense sempre em contar algo sobre você que o torne diferente de todos os outros candidatos. Por exemplo: “Sou ótimo aluno e campeão de vôlei e de xadrez.”

2. Por que você está interessado em nossa universidade?

Neste caso, seja específico e mostre que fez a “lição de casa” e pesquisou sobre a instituição. Seja sincero e ressalte especificidades do corpo docente, do curso ou da estrutura da faculdade que chamaram sua atenção. “Evite respostas como: ‘Pesquisei e vi que os estudantes formados aqui conseguiram ótimos empregos’. Você deve sempre enfatizar seus interesses intelectuais e não desejos materiais”, afirma Grove.

3. O que eu posso te contar sobre a universidade?

O entrevistador certamente te dará a oportunidade de perguntar algo sobre a universidade. Por isso, vá preparado. Nunca diga “agradeço, mas não tenho nada para perguntar” ou faça perguntas que poderiam ser facilmente respondidas com uma pesquisa no site da universidade. Por exemplo: “Quantas graduações vocês oferecem?” Faça perguntas focadas e que sejam interessantes, como: “O que os profissionais formados na sua faculdade ressaltariam como mais valioso nos quatro anos em que passaram aqui?”

4. Quem mais te influencia ou influenciou na vida?

Há outras variações possíveis para essa pergunta, como: quem é seu herói? Com qual personagem da história você mais gostaria de ser parecido? Essas questões podem ser um tanto complicadas se você não tiver alguém em mente. Portanto, antes da entrevista, identifique pessoas da história e da vida real que você admira e pense em argumentos capazes de justificar por que elas são referência para você.

5. Recomende-me um bom livro.

Com esse simples pedido, o entrevistador está tentando descobrir se você realmente é um bom aluno e um leitor voraz e se consegue articular suas ideias de forma crítica e eficiente. Pense bem que obra literária irá recomendar e, principalmente, quais argumentos utilizará para justificar usa escolha.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Saiba como escolher sua universidade no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados