InícioPreparaçãoVale a pena estudar fora em 2020? Veja materias que podem te...

Vale a pena estudar fora em 2020? Veja materias que podem te ajudar a decidir!

Gustavo Sumares - 15/06/2020
Comentários:

Em um ano em que qualquer saída de casa se tornou uma aventura envolvendo máscaras e álcool gel, o sonho de estudar fora pode parecer muito distante. De fato, fazer isso em 2020 pode exigir um esforço diferente do que em anos anteriores — mas não é algo impossível. Para ajudar a pensar sobre isso, juntamos a seguir alguns materiais que ajudam a decidir se vale a pena estudar fora em 2020.

Uma coisa importante de se ter em mente, no entanto, é que planejar um intercâmbio, graduação ou pós-graduação no exterior é um processo longo. Na maioria dos casos, há um período de meses entre o momento em que você decide que vai fazer isso e os seus primeiros passos em outro país.

Isso é importante porque, se você está pensando em estudar fora, é bem possível que os problemas de hoje não te afetem tanto assim no futuro. Decidir se vale a pena estudar fora em 2020 é questão que merece ponderação. Mas a situação do mundo neste ano não muda o fato de que, em 2020, continua valendo a pena se planejar para estudar fora.

Em todo caso, confira a seguir uma série de textos e vídeos que produzimos para te ajudar a se planejar:

Vale a pena estudar fora em 2020?

Live com Andrea Tissen: E agora, como ficam os planos de estudar no exterior?

No dia 31 de março, conversamos com a Andrea Tissen, do blog da Tissen, sobre as mudanças que a pandemia da COVID-19 poderia trazer para quem pensa em estudar fora, e muito do que foi dito naquele momento continua atual. De maneira resumida, a ideia é que 2020 pode ser um ano desafiador para quem vai estudar fora. Mas para quem ainda está se planejando, pode ser um ano ainda melhor.

Porém, vale apontar que Andrea, além de autora de seu blog, também é psicóloga e trabalha com a orientação de jovens que desejam estudar fora. Por isso, ela fala com bastante propriedade e segurança sobre as dificuldades (tanto materiais quanto mentais) que quem vai estudar fora em 2020 pode ter que enfrentar. E também fala sobre as oportunidades que a situação de isolamento social pode trazer para quem está elaborando uma candidatura para estudar fora em 2021.

Como o dólar alto impacta sua decisão de estudar fora?

Ao longo de 2019 e do começo de 2020, o Real se desvalorizou bastante. Isso significa que qualquer coisa cujo preço está relacionado a moedas estrangeiras ficou mais cara. E, no caso de coisas em dólar ou euro, provavelmente ficou bem mais caro! Ou seja: passagens de avião, custo de vida nos EUA ou Europa e taxas universitárias de instituições estrangeiras subiram de preço, nesse período, para quem vive em Real.

Isso significa que você deve desistir de estudar fora em 2020? Não necessariamente. Mas significa, sim, que você vai precisar se planejar melhor. No vídeo acima, nós falamos com mais detalhes sobre o que esse planejamento significa. E para dar um spoiler: uma bolsa integral, para quem consegue, continua sendo integral independente de variações cambiais!

Trump dificulta entrada de brasileiros nos EUA — e agora?

Alegando questões de saúde pública, o presidente dos EUA, Donald Trump, baixou um decreto que proíbe a entrada no país de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil 14 dias antes de chegar aos Estados Unidos. Obviamente, para quem é brasileiro e tinha planos de ir para la em 2020, essa decisão — que não tem prazo definido — colocou um grande entrave nos planos.

Por isso, conversamos com Rita Moricone, coordenadora regional da Education USA, para saber como essa decisão altera os planos de quem pretendia estudar nos Estados Unidos no futuro. Na conversa, ela também orienta estudantes que já tinham viagens marcadas para programas de graduação nos EUA sobre como proceder. Você pode ler o texto clicando neste link.

Conheça os brasileiros que ficaram nos EUA e na Europa por causa do COVID-19

 

Quem for estudar fora em 2020 provavelmente vivenciará um momento único nas instituições estrangeiras, que estão tomando uma série de medidas para desacelerar a disseminação da COVID-19. Vai ser uma experiência de estudos diferente do que os estudantes que vão para lá em outros anos terão.

Para saber mais sobre como as instituições reagiram à pandemia, e como está sendo a experiência de ficar nas universidades estrangeiras durante esse momento, colhemos depoimentos de brasileiros que estão atualmente em instituições de diversos países. Ouvir esses depoimentos é bem importante para quem tem planos de estudar fora em 2020, pois eles dão uma ideia do tipo de ambiente acadêmico que as universidades estão criando neste momento.

Como (e quando) as universidades estão pensando em reabrir após a pandemia

Talvez você pense o seguinte: “se eu começar a estudar nos EUA em setembro de 2020, já vou ter aulas presenciais, certo?”. Bom, não necessariamente. Tanto nos Estados Unidos como em outros países que têm as melhores universidades do mundo, as instituições de ensino superior estão discutindo diversas maneiras de retornar às aulas presenciais. E algumas das ideias envolvem manter as aulas a distância por mais um tempo.

Em alguns casos, as instituições planejam trazer seus estudantes de volta ao campus já em agosto; em outros, pretendem seguir com o EAD até, pelo menos, o começo de 2021. E Stanford também tem uma ideia bem curiosa de fazer um “rodízio de alunos” em seu campus. Quer saber mais? Confira este texto sobre como as universidades estrangeiras estão pensando em reabrir.

Decidiu?

Esperamos que esses textos e vídeos te ajudem a decidir se vale a pena estudar fora em 2020! Entendemos que essa decisão exige bastante informação e planejamento, ainda mais em um ano tão conturbado como esse, mas sabemos que a experiência vale a pena.

Se você está se preparando para estudar fora em 2020, também temos outros recursos que podem ser interessantes para você. Por exemplo: você provavelmente vai precisar fazer o TOEFL em casa, e aqui você pode conferir tudo que você precisa saber para fazer uma boa prova!

Outra coisa que pode ser interessante saber é que você não precisa ir até as melhores universidades do mundo para ter acesso ao conhecimento que é produzido e ensinado lá. Confira aqui mais de 700 cursos online gratuitos de universidades como Harvard, Stanford e instituições da Ivy League que você pode fazer da sua casa!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados