InícioGraduaçãoUSP é a melhor universidade da América Latina, mostra ranking

USP é a melhor universidade da América Latina, mostra ranking

Lecticia Maggi - 11/06/2015
Comentários:

A Universidade de São Paulo (USP) é novamente a melhor universidade da América Latina no ranking divulgado nesta semana pelo prestigiado grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS).

A instituição havia perdido o posto em 2014, ao ser desbancada pela Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), mas neste ano voltou à primeira colocação. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que  estava em 3º lugar agora ocupa a vice-liderança, e a PUC chilena o 3º lugar.

O QS destaca que o Brasil teve sua melhor participação desde a criação do ranking, em 2011, com 17 representantes entre as 50 melhores. A Universidade de Brasília (UnB) teve um salto impressionante entre a edição de 2014 e a atual, passando da 17ª posição para a 10ª.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tiveram progressos importantes, saindo, respectivamente, do 40º e 41º lugar para o 23º e 24º.

Nesta edição, o QS avaliou 300 instituições de 20 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Bolivia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai and Venezuela.

Depois do Brasil, o Chile é o país melhor posicionado no ranking, seguido por Argentina e México. Para a elaboração dessa lista de universidades, foram levados em consideração sete indicadores: reputação acadêmica e junto a empregadores; número de alunos por professor; produtividade de pesquisa e impacto; presença online e proporção docentes com PhD.

Acesse aqui o levantamento completo

Leia também:
Universidade suíça é a melhor em ranking de instituições ‘jovens’
Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League
Especial: bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados