InícioPós-GraduaçãoUniversidade Stanford lança seu 1º curso no Brasil

Universidade Stanford lança seu 1º curso no Brasil

Lecticia Maggi - 02/03/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

A Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo pelos principais rankings acadêmicos (QS e THE), vai oferecer um curso de inovação e empreendedorismo na cidade de São Paulo (SP). Este é o primeiro programa da escola que acontecerá integralmente no Brasil.

O curso foi desenvolvido de forma que os alunos tenham a mesma instrução inovadora e voltada à prática que é dada no campus de Stanford. Não haverá diferença entre estudar no Brasil ou no Vale do Silício

Quer saber mais e tirar dúvidas? No próxima dia 17, Stanford promoverá uma sessão informativa gratuita em SP, das 18h às 20h. Inscreva-se aqui!

Chamado de Stanford Ignite, o curso visa auxiliar os participantes a desenvolver e comercializar suas ideias, produtos ou serviços. Instituído no campus de Stanford em 2006, começou a ser replicado nas principais capitais do mundo a partir de 2013, chegando ao Brasil neste ano. “A escolha de São Paulo aconteceu de forma natural já que a cidade se ajusta perfeitamente ao curso por causa de seu ecossistema empresarial vibrante e força como centro de negócios regional”, afirma Bruce Taylor, diretor do programa, em entrevista ao Estudar Fora. “O curso foi desenvolvido de forma que os alunos tenham a mesma instrução inovadora e voltada à prática que é dada no campus de Stanford. Não haverá diferença entre estudar no Brasil ou no Vale do Silício”, completa.

O programa – O Stanford Ignite será realizado durante sete finais de semana, entre os meses de agosto e outubro deste ano. A ideia é que, assim, interessados de outras cidades ou estados também possam participar sem prejuízos à sua rotina.

As aulas serão ministradas em inglês por renomados professores de Stanford. No total, os estudantes terão 100 horas de instruções, divididas entre aulas, palestras, sessões de coaching e paineis. Além disso, é exigido do aluno de 100 a 150 horas de dedicação extraclasse, no desenvolvimento de trabalhos em grupo e projetos.

Na grade curricular do curso, estão aulas de marketing, operações, estratégia de negócios, contabilidade, finanças, economia, desing thinking e empreendedorismo. Também há treinamento para habilidades específicas, como negociação e liderança, dentre outras. “Os alunos vão trabalhar em grupos para desenvolver um novo empreendimento ou um novo produto ou serviço para uma organização existente”, afirma Taylor.

O Stanford Ignite não é um curso de pós-graduação. É considerado um curso livre, em que, ao término, os participantes recebem um certificado de inovação e empreendedorismo da Stanford Graduate School of Business, a escola de pós-graduação em negócios de Stanford. Saiba mais aqui

Quem pode se inscrever e o que é esperado dos candidatos – Para se candidatar, é preciso ter concluído um curso de graduação em qualquer área do conhecimento. Profissionais que já tenham realizado MBA no Brasil ou no exterior não são elegíveis – isso porque algumas aulas serão similares e a ideia é o que participante aproveite ao máximo o programa. Estudantes ou profissionais com mestrado ou doutourado em quaisquer outros campos que não estejam ligados a administração e negócios podem se inscrever.

“Procuramos indivíduos apaixonados, que sejam especialistas em sua área, e que queiram deixar um impacto positivo no mundo. Além disso, buscamos também evidências de que o candidato será capaz de lidar com o rigor acadêmico do curso”, explica Taylor.

Processo seletivo – Os interesssados devem enviar ao comitê de seleção um resumo de seu currículo acadêmico e profissional, uma série de breves redações e duas cartas de recomendação. Todos os itens devem ser em língua inglesa. As inscrições vão até o dia 15 de abril. Saiba mais aqui

Custos e possibilidade de bolsas de estudo – O programa custa US$ 10 mil. Este valor inclui, além da mensalidade, materiais das aulas, eventos e algumas refeições. Serão oferecidas bolsas de estudo parciais para candidatos de excelência, que sejam aprovados no processo seletivo e comprovem impossibilidade de pagar o valor total do curso.

Leia também:
Programa de Bolsas 2015 da Fundação Estudar abre inscrições
Bate-papo: estudante conta o que fez para ser aprovado em Stanford
Estude nos EUA: cursos em Harvard, Stanford e Columbia ao seu alcance

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados