//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoConheça a Universidade Northwestern, que tem campus também no Catar

Conheça a Universidade Northwestern, que tem campus também no Catar

Marcela Marcos - 14/08/2023
Comentários:

Com uma lista de ex-alunos composta por mais de 20 vencedores do Prêmio Nobel, mais de 40 ganhadores do Pulitzer, além de diversos chefes de estado e figuras de destaque em profissões distintas, a Universidade Northwestern surpreende positivamente.

A instituição (abreviada como UN) pode não figurar entre as mais conhecidas dos Estados Unidos para formação superior, mas tem toda a estrutura necessária para desenvolver mentes brilhantes para pesquisa e profissionais de destaque no mercado.

O enorme campus principal é rodeado por uma paisagem de tirar o fôlego, mas a UN tem outras instalações imponentes, inclusive no Oriente Médio. A universidade tem uma estrutura de ensino interdisciplinar e programas em áreas distintas, como Medicina, Comunicação, Música, Gestão e Política. Para além de outros atributos que a tornam uma opção interessante para estudar fora, não faltam oportunidades de auxílio financeiro por lá. A seguir, saiba tudo sobre a Universidade Northwestern!

História da UN

A Universidade Northwestern começou a ser planejada em 1850. Três anos depois, os fundadores compraram um terreno com cerca de mil e quinhentos metros quadrados na margem do Lago Michigan, a cerca de uma hora de distância de Chicago. Eles estabeleceram um campus e desenvolveram o terreno próximo a ele, batizando a cidade vizinha de Evanston (em Illinois) como uma homenagem ao político e físico americano John Evans, que ajudou a fundar a NU. 

Leia também: Conheça o método das “4 peças”, ideal para se preparar para a Application

Após concluir seu primeiro prédio em 1855, a Northwestern começou as aulas com dois professores e 10 alunos. Hoje, a instituição é composta por 12 escolas e tem campi adicionais em Chicago e Doha, no Catar, oferecendo cursos em diversos segmentos, da graduação ao PhD.

Um dos nomes mais conhecidos da lista de alumni George R. R. Martin, escritor de contos e romances, incluindo a prestigiada série Game of Thrones. A premiada atriz é comediante Julia Louis-Dreyfus também estudou na Northwestern, assim como a romancista e roteirista Gillian Flynn e o ex-juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos John Paul Stevens. 

Universidade Northwestern, em números

A Northwestern é uma universidade de pesquisa abrangente, que tem a interdisciplinaridade como uma das principais características. O ambiente acadêmico oferece uma mistura robusta de teoria e prática, com ênfase em pesquisa de alto nível, novos conhecimentos, expressão criativa e aplicação dos conhecimentos. Inovação e colaboração são outros atributos da instituição de ensino.

Conheça os números da universidade americana:

# 21 mil alunos matriculados

# 3 campi

# 12 escolas e faculdades

# 19 equipes atléticas intercolegiais

# 3.334 membros do corpo docente em tempo integral

# US$ 923 milhões em prêmios anuais de pesquisa patrocinada

# Mais de 500 organizações estudantis e clubes

# 107% de crescimento nos últimos 10 anos

Escolas da Northwestern

Veja quais são os departamentos de ensino da Universidade Northwestern e em que ano foram criados:

# Weinberg College of Arts & Sciences (1851)

# Escola de Medicina Feinberg (1859)

# Pritzker School of Law (1859)

# Escola de Comunicação (1878)

# Bienen Escola de Música (1895)

# Kellogg School of Management (1908)

# Escola de Engenharia e Ciência Aplicada McCormick (1909)

# Escola de Pós-Graduação (1910)

# Escola Medill de Jornalismo, Mídia, Marketing e Comunicação Integrada (1921)

# Escola de Educação e Política Social (1926)

# Escola de Estudos Profissionais (1933)

# Northwestern University no Catar (2008)

Vida no campus da UN

Os campi da Northwestern são multidimensionais e únicos, inclusive definidos pela instituição como lugares de “novas instalações e velhas tradições”, com uma comunidade unida e recursos de ponta. Os locais têm atmosfera de cidade universitária e acesso à cidade grande, com caminhos sinuosos e vista à beira-mar.

Leia também: 9 universidades dos EUA em que é possível estudar pagando pouco (ou nada)

Campi de Evanston e Chicago

Dois campi, separados por um grande lago. No de Evanston, os estudantes encontram praias, lojas, cafés, restaurantes e teatros na mesma rua de salas de aula e laboratórios. Já o de Chicago, localizado no movimentado bairro de Streeterville fica perto de atrações como a Magnificent Mile, o Museu de Arte Contemporânea e o John Hancock Center.

Universidade Northwestern no Catar

Criado em 2008, o campus do Catar está localizado na Cidade Educacional de Doha e é mais voltado para cursos de graduação em comunicação e jornalismo. Com uma grande extensão de paisagens naturais, incluindo centenas de variedades de árvores e flores, o NU-Q é um ambiente único de ensino superior com arquitetura espetacular e comodidades modernas.

A universidade tem um tour virtual pelos campi, que pode ser feito nesta página.

Estrutura de Ensino na NU

A estrutura da Universidade Northwestern para pós-graduação segue uma linha semelhante a outras instituições de ensino pelo mundo. Já a graduação tem algumas particularidades, por isso, aqui, vamos explicar os tipos de credenciais acadêmicas que a instituição oferece e quais são as diferenças entre elas.

O básico

Cada uma das escolas de graduação da Northwestern espera que os alunos cumpram um conjunto de requisitos para obter um diploma de bacharel, seja em artes, música ou ciências. Não importa a escola, uma fundação de artes liberais faz parte de qualquer graduação da Northwestern: os alunos escolhem entre centenas de cursos para preencher amplas áreas de distribuição.

Majors adjuntos

Alguns cursos de especialização da Northwestern são designados como “cursos adjuntos”, o que significa que devem ser feitos em conjunto com outro curso que não seja designado dessa forma para conseguir obter o diploma de bacharel.

Leia também: ‘Graduate’ e ‘Undergraduate’: entenda o que significam esses termos

Especializações Duplas

Muitos estudantes da Northwestern decidem se aprofundar em uma segunda área de interesse e optam por uma especialização dupla, enquanto ainda se formam em quatro anos. Um aluno que optar por dupla especialização completará dois conjuntos de requisitos principais (o que essencialmente reduz o número de disciplinas eletivas que ele ou ela pode fazer). Embora os alunos precisem declarar pelo menos uma especialização até o final do segundo ano para se manterem atualizados com seus requisitos de graduação mais amplos, a segunda especialização pode ser adicionada posteriormente. A dupla especialização geralmente é possível em qualquer escola, com exceção da Escola de Comunicação.

Formação dupla em escolas

Os alunos matriculados nas escolas mais especializadas de Engenharia, Comunicação, Música, Jornalismo e Educação e Política Social podem escolher qualquer segundo curso na Faculdade de Artes e Ciências.

Minors

Os minors oferecem uma ótima opção para os alunos que buscam cultivar uma variedade de interesses – e a maioria das escolas de graduação da Northwestern os disponibiliza. Isto independe de sua escola de graduação (por exemplo, um aluno cursando bacharelado em Ciências, com especialização em Engenharia Biomédica, poderia se especializar em Musicologia a partir de um minor).

Como ingressar na Universidade Northwestern

Para cursar a graduação, os candidatos devem se inscrever por meio de Decisão Antecipada (ou Decisão Regular) e iniciar o processo de inscrição durante o último ano do ensino médio. Objetivo é concluir um programa acadêmico que lhe permita ingressar em um programa de graduação de uma universidade credenciada do país de origem. Já quem cursa graduação em outra faculdade ou universidade deve se inscrever por meio do processo de transferência.

É importante observar que uma pontuação de proficiência em inglês é exigida para estudantes cujo primeiro idioma não seja a língua inglesa. 

Todos os candidatos com credenciais acadêmicas estrangeiras devem fornecer à Northwestern traduções certificadas para o inglês de suas transcrições originais. 

O processo seletivo é holístico e, portanto, inclui avaliações distintas, podendo ser composto por uma entrevista. Para a graduação, há um padrão de applications que costuma ser seguido. Já para a pós-graduação (mestrado e doutorado), os detalhes sobre admissão (prazos, requisitos de admissão, materiais de inscrição, status da inscrição, etc.) variam conforme o programa específico

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas 

Bolsa de estudos na Universidade Northwestern

A instituição estadunidense concedeu mais de US$ 200 milhões em auxílio financeiro a estudantes de graduação no ciclo 2022-2023, o que significa que aproximadamente metade dos graduandos recebeu a bolsa de estudos da Northwestern. A ajuda da NU é baseada na necessidade financeira institucional demonstrada e na disponibilidade de financiamento no momento em que o aluno se inscreve.

Além da própria bolsa da Northwestern, há, ainda, outras modalidades de apoio financeiro, como a NU Endowed Scholarship, que é financiada por parceiros e ex-alunos da instituição.

Os detalhes sobre as demais bolsas e as regras estão na página de auxílios da NU.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados