InícioBolsas de EstudoBolsas de mestrado de €1.000 por mês na Universidade de Frankfurt

Bolsas de mestrado de €1.000 por mês na Universidade de Frankfurt

Priscila Bellini - 06/05/2019
Comentários:

A Universidade de Frankfurt, na Alemanha, abriu inscrições para o programa “Goethe Goes Global“, que oferta bolsas de mestrado a alunos internacionais. A proposta é atrair jovens que tenham bom desempenho acadêmico e que se interessem por pesquisa. Para se inscrever às bolsas para a Universidade de Frankfurt, é necessário submeter a candidatura até 31 de agosto.

Podem se candidatar estudantes que tenham concluído pelo menos dois terços de sua graduação. Candidatos que já tenham terminado a graduação, assim como estudantes que já tenham feito um mestrado mas queiram fazer outro, também podem se candidatar à bolsa.

Os selecionados pela iniciativa recebem auxílio mensal de mil euros, durante os dois anos de duração do curso. As bolsas estão disponíveis para todos os programas de mestrado oferecidos pela Universidade de Frankfurt. Para concluir a formação, os alunos podem escolher entre redigir uma dissertação ou fazer um estágio supervisionado na unidade de pesquisa da universidade correspondente ao seu curso.

Como se candidatar às bolsas para a Universidade de Frankfurt

Primeiro, é necessário escolher um dos programas disponíveis na Universidade de Frankfurt. A listagem completa pode ser acessada no site da entidade, e inclui áreas como História, Química, Matemática e Ciência da Computação.

Depois, chega o momento da application em si. Vale lembrar, entretanto, que há dois processos distintos dependendo do curso escolhido. Para os cursos que optam pelo sistema uni-assist, tanto a inscrição para o mestrado quanto para a bolsa são feitas pelo mesmo formulário.

Por outro lado, quando é necessário efetuar a inscrição pelo departamento, pode haver requisitos a mais. Nesse caso, o estudante deve verificar o site do departamento, ou contatar o setor responsável pelo curso, para saber se são exigidos outros documentos ou procedimentos para a candidatura à bolsa.

Como parte do formulário, são solicitados uma série de documentos. Entre eles, carta de motivação (seguindo o modelo estipulado) e currículo. É preciso, ainda, que dois professores do estudante encaminhem cartas de recomendação (também de acordo com o modelo da universidade).

O prazo final para as inscrições às bolsas para a Universidade de Frankfurt são iguais ao do programa de mestrado escolhido. Ou seja: é preciso verificar qual é o prazo específico do curso para o qual você deseja a bolsa. De maneira geral, no entanto, é necessário se candidatar até o dia 31 de agosto. O prazo específico para cada curso pode ser visto aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados