InícioVida de EstudanteDe sustentabilidade a passeio de jet ski: conheça a Trent University, do...

De sustentabilidade a passeio de jet ski: conheça a Trent University, do Canadá,

Marcela Marcos - 17/07/2022
Comentários:

Referência em Ciências Naturais, sustentabilidade e no acolhimento a estrangeiros (incluindo boa oferta de bolsa de estudos), a Trent University proporciona uma experiência inesquecível aos alunos. A universidade canadense está localizada em Ontário, no território tradicional da comunidade indígena do Mississauga Anishinaabeg. Estudar na Trent significa, entre outros pontos, estar integrado à natureza exuberante e a diferentes culturas. 

Veja qual é a percepção de alguns brasileiros que estudam na universidade, como eles próprios contaram durante uma palestra sobre a instituição no Canada Day. O evento foi promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá para celebrar o ato constitucional assinado em 1º de julho de 1867, que estabeleceu a formação do país norte-americano.

Bolsas de até R$ 135 mil para curso de treinamento profissional no Canadá

Características da Trent University

A Trent é uma das principais instituições de ensino superior para quem pretende fazer intercâmbio no Canadá. Ano após ano, a universidade atrai interessados de diversas partes do país e do mundo por sua liderança em ensino, pesquisa e satisfação do aluno. A ideia é promover um ambiente em que estudantes e professores de graduação e pós-graduação, além de outros funcionários façam parte de uma rede colaborativa. As disciplinas ofertadas em mais de 100 programas acadêmicos abrangem pesquisa prática e atividades baseadas na comunidade. Outro objetivo da Trent é fazer os estudantes pensarem em “soluções sustentáveis para questões complexas”. 

A universidade tem dois campi: Peterborough (mais focado na graduação) e Durhan GTA (mais voltado à pós-graduação). O primeiro, com mais de 10 mil estudantes, tem arquitetura premiada e está localizado em um cenário natural de tirar o fôlego, nas margens do rio Otanabee, a 90 minutos do centro de Toronto. É considerado um dos 100 campi mais sustentáveis do mundo (e o segundo maior do Canadá em área terrestre). Já o segundo tem 1.700 alunos, fica em Oshawa, mais perto da cidade canadense (40 minutos) e está em rápido crescimento, tendo inovação como uma característica predominante. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Trent University para alunos internacionais

“Apesar de ter muita coisa que a gente precisa fazer quando chega ao Canadá, a universidade ajuda muito sobre o que fazer e como. Me senti suportada e acolhida”, afirma a brasileira Mariana Matsuo, que cursa uma pós-graduação em Empreendedorismo, Marketing e Recursos Humanos no campus Durhan.

O acolhimento a alunos estrangeiros é apontado pela comunidade acadêmica internacional como um dos pontos fortes ao se referir à Trent. Desde resolver burocracias até experimentar o que, de fato, quer – e mudar mais para frente, se for o caso –, a instituição canadense se compromete a encaminhar o aluno da melhor forma possível em direção a seus objetivos.

Intercâmbio em Montreal: como é estudar na cosmopolita cidade do Canadá

A Trent tem um programa chamado “Pathway Acadêmico”, entendido como um caminho para a progressão de grau, voltado a quem não atende originalmente ao requisito tradicional para uma graduação da universidade. Há, ainda, o GOOSE International Youth Bootcamp, um curso de verão que oferece ensino de inglês “para adolescentes de todo o mundo que gostariam de experimentar a autêntica cultura canadense”, conforme sua descrição. 

“A faculdade deixa você achar o que realmente quer”, explica Andressa Costa, que estuda e trabalha na Trent University. A brasileira chegou a cursar Ciências Forenses, mas entendeu que não tinha o perfil para o curso; fez, então Biomedicina e, depois, Biologia (agora está indo para o mestrado). O curso de Biomedicina, aliás, está entre os que mais atrai brasileiros, seguido de Enfermagem e do programa de business. Veja neste link (disponível aqui) os requisitos de admissão na Trent University para alunos de fora.

Campus de Peterborough: a paisagem é um diferencial

Como já dissemos, a universidade canadense se destaca pelo forte apelo para sustentabilidade. Os alunos do Peterborough que o digam! Já pensou em ter a oportunidade de fazer uma atividade de aventura em meio à natureza durante o intervalo? Na instituição, é possível. “No meu break, troquei de roupa e vim fazer escalada na montanha que fica pertinho da Trent”, conta Andressa Costa.

O brasileiro João Nobile, que cursa Cinesiologia, também se entusiasma ao destacar as vantagens de estudar lá. “Tem momentos em que não parece que você está no campus. O rio está ali do lado, às vezes você está caminhando e tem gente que passa de barco, de jet ski… parece que você está em um resort, o que, para mim, ajuda porque é um ambiente mais descontraído”. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados