InícioGraduaçãoSaiba como estudar engenharia na França

Saiba como estudar engenharia na França

Lecticia Maggi - 21/08/2015
Comentários:

Por Campus France Brasil

Gustave Eiffel, responsável pela torre que leva seu nome e pela Estátua da Liberdade, é apenas um dos engenheiros franceses que obteve reconhecimento internacional. A França não é apenas a terra de Molière (um dos grandes mestres da comédia satírica), ela também forma profissionais brilhantes ligados aos números, construções e inovações.

Você sabia que engenheiros franceses deram nomes aos carros que usamos (Renault e Citroën) e aos pneus Michelin? Na área da aviação, destaque para Henri Ziegler, que lançou o supersônico Concorde. E não podemos esquecer de Ferdinand de Lesseps, que desenvolveu o Canal de Suez, ligando o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.

Está inspirado a seguir seus estudos na França? As escolas de engenharia locais formam, todos os anos, cerca de 30.000 engenheiros. O diploma é controlado pela Comissão de Títulos de Engenharia (cuja sigla, em francês, é CTI).

Para o estudante brasileiro interessado em seguir seus estudos em uma escola de engenharia francesa, o primeiro passo deve ser procurar um intercâmbio em sua faculdade ou universidade. Caso haja um convênio com instituições francesas, ele vai receber as orientações necessárias para a candidatura.

Mesmo que você queira fazer a graduação na França por conta própria (sem ser por meio de intercâmbio acadêmico), ainda assim terá que comprovar que foi aprovado em uma faculdade no Brasil. Você não precisa ter iniciado a graduação, mas eles pedem a comprovação de que você foi aceito em um curso superior aqui. Caso seu interesse seja por cursos de mestrado ou doutorado, é necessário apresentar o seu último diploma.

Anuidade e disciplinas

Nas escolas de engenharia, assim como em outros estabelecimentos de ensino na França, depois da admissão, não há nenhum tipo de distinção entre os estudantes franceses e estrangeiros. Um estudante brasileiro paga a mesma taxa de matrícula que os franceses e a anuidade custa em torno de 600 euros.

Graduação

Os cursos de graduação em engenharia têm a duração de dez semestres, sendo que quatro primeiros semestres podem ser realizados em cursos preparatórios às Grandes Écoles, no liceu ou na própria escola de engenharia.

 

Mastères spécialisés

O Mastère spécialisé é uma especialização destinada a engenheiros que já têm um diploma de graduação. O curso é mais caro (de 7.000 a 15.000 euros por dois semestres) e dirigido às necessidades do mercado de trabalho. Uma das características é a transversalidade nas disciplinas – por isso, há parcerias entre escolas de engenharia e de negócios.

Na França, são oferecidos 350 Mastères spécialisés em 90 escolas membros da Conferência das Grandes Écoles (CGE). Veja outros números sobre a Engenharia na França, segundo o Ingenérieurs Et Scientifiques de France (IESF):

– 800.000 engenheiros trabalhando no país;
– 85.550 engenheiros foram recrutados na França em 2012;
– 17.100 engenheiros franceses foram recrutados em outros países em 2012;
– 227 escolas (um quarto delas dentro de universidades);
– Mais de 200 especialidades.

Quer saber mais? Se você quiser mais informações sobre o ensino superior na França, acesso o site do Campus France Brasil, a agência governamental responsável pela orientação e promoção do ensino superior na França. Lá, você encontra uma lista de Escolas de Engenharia. Também é possível fazer a sua candidatura, e encontrar informações sobre bolsas de estudo, moradia e outros assuntos relativos à vida estudantil na França.

Em São Paulo, a agência também recebe, pessoalmente, os estudantes que planejam estudar na França. O escritório fica na Alameda Jaú, 1208, nos Jardins. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

_____________________________________________________________________

Este texto é assinado pelo Campus France Brasil

Leia também:
11 cursos online (e de graça) para engenheiros
Quer estudar na França? Veja o passo a passo para realizar esse sonho!
As melhores universidades do mundo em Engenharia

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados