Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

20.08.15

11 cursos online (e de graça) para engenheiros

engenharia

Lista reúne cursos gratuitos de universidades renomadas como MIT, Stanford e Instituto de Tecnologia da Georgia

Por Claudia Gasparini, de EXAME.com

Graças à internet, você não precisa sair de casa – nem desembolsar um centavo – para ter aulas com alguns dos melhores professores do planeta. Para os engenheiros, a oferta é generosa: instituições de peso na área, como MIT e Stanford, mantêm sites dedicados exclusivamente à divulgação de aulas gratuitas.

Reunimos cursos online sobre assuntos tão diversos quanto eletricidade, computação, mecânica e gestão de projetos. A lista inclui um MBA em engenharia e inovação ministrado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a plataforma Veduca.

Confira:

MBA em engenharia e inovação
Em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), este é um curso de MBA online e gratuito oferecido pela plataforma Veduca. O conteúdo programático inclui temas como gestão da inovação, engenharia financeira e desenvolvimento de produtos e serviços.
Início: ainda não divulgado
Link para registrar interesse pelo curso no Veduca

Introdução à engenharia mecânica
O objetivo é mostrar ao aluno iniciante as ferramentas necessárias para resolver problemas de engenharia mecânica, com base em conceitos básicos de matemática e física. O foco está nas aplicações práticas e concretas. As aulas são ministradas pelo professor Wayne Whiteman, do Georgia Institute of Technology.
Início: 15 de setembro de 2015
Link para as aulas no Coursera

Engenharia de sistema em movimento: a dinâmica do movimento tridimensional (3D)
O curso é um estudo avançado sobre a dinâmica de corpos rígidos em movimento 3D. A ideia é capacitar o aluno a aplicar conhecimentos de cinemática para construir sistemas e estruturas diversas. O responsável pelas aulas é o professor Wayne Whiteman, do Georgia Institute of Technology.
Início: imediato
Link para as aulas no Coursera 

Introdução à aerodinâmica
O objetivo é estudar o fluxo de ar em torno de um avião – embora os mesmos conceitos também sejam aplicáveis a outros corpos, como barcos e automóveis. Serão abordados conceitos básicos de aerodinâmica e modelos para projetar aparelhos subsônicos, transônicos e supersônicos. O professor é David Darmofal, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Início: 28 de setembro de 2015
Link para as aulas no edX

Princípios da engenharia de som e produção musical – Parte 1
Aqui, o conteúdo é para interessados em engenharia acústica. Os professores Robert Clark e Mark Bocko, da University of Rochester, ensinam os conceitos por trás da produção musical, como ondas de som, eletrônica básica e design de amplificadores.
Início: imediato
Link para as aulas no Coursera 

Princípios de circuitos elétricos
O foco do curso está na matemática básica para estudar circuitos, além de aplicações práticas da eletricidade. O aluno também tem contato com técnicas para analisar circuitos em qualquer escala e contendo qualquer elemento. Os professores são Wei Zhao, Yu Shen e outros, da Tsinghua University.
Início: 7 de setembro de 2015
Link para as aulas no edX

Ciência computacional e engenharia I
Ministradas pelo professor Gilbert Strang, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), as aulas apresentam métodos matemáticos úteis para engenheiros. O curso oferece uma revisão de álgebra linear, além de cobrir assuntos como equações diferenciais de equilíbrio e a série de Fourier.
Início: imediato
Link para as aulas no MIT Open Courseware

Metodologia da programação
Ministrado por Mehran Sahami, da Stanford University, o curso serve como introdução à engenharia de software, com ênfase na linguagem Java. Decomposição, encapsulamento, abstração e outros princípios de computação compõem a programação do curso.
Início: imediato
Link para vídeos no YouTube

Linguagem R
As aulas ensinam a usar a linguagem R para analisar dados. Os professores abordarão questões práticas da estatística na programação, como construção de funções, depuração e códigos em R. Os responsáveis são Roger Peng, Jeff Leek e Brian Caffo, da Johns Hopkins University.
Início: 7 de setembro de 2015
Link para as aulas no Coursera

Gerenciamento do escopo de projetos
Oferecido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o curso oferece uma visão abrangente da gestão de projetos – um mercado que atrai muitos engenheiros no Brasil. Os professores João Vieira de Araújo e Maria Barbosa da Costa enfatizam a importância de documentar e alinhar as expectativas de todos os envolvidos durante o processo.
Início: imediato
Link para aulas no site da FGV Online

Engenharia econômica
O professor Erik Rego, da Escola Politécnica da USP, ensina métodos e conceitos básicos da engenharia econômica. As aulas abordam assuntos como matemática financeira e ferramentas para avaliar investimentos.
Início: imediato
Link para as aulas no Veduca

Este texto foi originalmente publicado na Exame.com

Leia também:
As melhores universidades do mundo em Engenharia
Confira cinco universidades dos EUA que oferecem cursos online e gratuitos

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas