InícioIntercâmbio11 cursos online (e de graça) para engenheiros

11 cursos online (e de graça) para engenheiros

Lecticia Maggi - 20/08/2015
Comentários:

Por Claudia Gasparini, de EXAME.com

Graças à internet, você não precisa sair de casa – nem desembolsar um centavo – para ter aulas com alguns dos melhores professores do planeta. Para os engenheiros, a oferta é generosa: instituições de peso na área, como MIT e Stanford, mantêm sites dedicados exclusivamente à divulgação de aulas gratuitas.

Reunimos cursos online sobre assuntos tão diversos quanto eletricidade, computação, mecânica e gestão de projetos. A lista inclui um MBA em engenharia e inovação ministrado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a plataforma Veduca.

Confira:

MBA em engenharia e inovação
Em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), este é um curso de MBA online e gratuito oferecido pela plataforma Veduca. O conteúdo programático inclui temas como gestão da inovação, engenharia financeira e desenvolvimento de produtos e serviços.
Início: ainda não divulgado
Link para registrar interesse pelo curso no Veduca

Introdução à engenharia mecânica
O objetivo é mostrar ao aluno iniciante as ferramentas necessárias para resolver problemas de engenharia mecânica, com base em conceitos básicos de matemática e física. O foco está nas aplicações práticas e concretas. As aulas são ministradas pelo professor Wayne Whiteman, do Georgia Institute of Technology.
Início: 15 de setembro de 2015
Link para as aulas no Coursera

Engenharia de sistema em movimento: a dinâmica do movimento tridimensional (3D)
O curso é um estudo avançado sobre a dinâmica de corpos rígidos em movimento 3D. A ideia é capacitar o aluno a aplicar conhecimentos de cinemática para construir sistemas e estruturas diversas. O responsável pelas aulas é o professor Wayne Whiteman, do Georgia Institute of Technology.
Início: imediato
Link para as aulas no Coursera 

Introdução à aerodinâmica
O objetivo é estudar o fluxo de ar em torno de um avião – embora os mesmos conceitos também sejam aplicáveis a outros corpos, como barcos e automóveis. Serão abordados conceitos básicos de aerodinâmica e modelos para projetar aparelhos subsônicos, transônicos e supersônicos. O professor é David Darmofal, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Início: 28 de setembro de 2015
Link para as aulas no edX

Princípios da engenharia de som e produção musical – Parte 1
Aqui, o conteúdo é para interessados em engenharia acústica. Os professores Robert Clark e Mark Bocko, da University of Rochester, ensinam os conceitos por trás da produção musical, como ondas de som, eletrônica básica e design de amplificadores.
Início: imediato
Link para as aulas no Coursera 

Princípios de circuitos elétricos
O foco do curso está na matemática básica para estudar circuitos, além de aplicações práticas da eletricidade. O aluno também tem contato com técnicas para analisar circuitos em qualquer escala e contendo qualquer elemento. Os professores são Wei Zhao, Yu Shen e outros, da Tsinghua University.
Início: 7 de setembro de 2015
Link para as aulas no edX

Ciência computacional e engenharia I
Ministradas pelo professor Gilbert Strang, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), as aulas apresentam métodos matemáticos úteis para engenheiros. O curso oferece uma revisão de álgebra linear, além de cobrir assuntos como equações diferenciais de equilíbrio e a série de Fourier.
Início: imediato
Link para as aulas no MIT Open Courseware

Metodologia da programação
Ministrado por Mehran Sahami, da Stanford University, o curso serve como introdução à engenharia de software, com ênfase na linguagem Java. Decomposição, encapsulamento, abstração e outros princípios de computação compõem a programação do curso.
Início: imediato
Link para vídeos no YouTube

Linguagem R
As aulas ensinam a usar a linguagem R para analisar dados. Os professores abordarão questões práticas da estatística na programação, como construção de funções, depuração e códigos em R. Os responsáveis são Roger Peng, Jeff Leek e Brian Caffo, da Johns Hopkins University.
Início: 7 de setembro de 2015
Link para as aulas no Coursera

Gerenciamento do escopo de projetos
Oferecido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o curso oferece uma visão abrangente da gestão de projetos – um mercado que atrai muitos engenheiros no Brasil. Os professores João Vieira de Araújo e Maria Barbosa da Costa enfatizam a importância de documentar e alinhar as expectativas de todos os envolvidos durante o processo.
Início: imediato
Link para aulas no site da FGV Online

Engenharia econômica
O professor Erik Rego, da Escola Politécnica da USP, ensina métodos e conceitos básicos da engenharia econômica. As aulas abordam assuntos como matemática financeira e ferramentas para avaliar investimentos.
Início: imediato
Link para as aulas no Veduca

Este texto foi originalmente publicado na Exame.com

Leia também:
As melhores universidades do mundo em Engenharia
Confira cinco universidades dos EUA que oferecem cursos online e gratuitos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados