//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoDuas bolsas de estudo no exterior para jornalistas e estudantes

Duas bolsas de estudo no exterior para jornalistas e estudantes

Lecticia Maggi - 21/08/2015
Comentários:

A queixa de estudantes de humanas sobre a priorização de alunos de exatas e ciências biológicas para bolsas de estudo no exterior é frequente, e tem seu sentido. É isso o que acontece, por exemplo, com o programa do governo federal Ciência sem Fronteiras (CsF), que foca em áreas  como engenharia, novas tecnologias e computação.

Nem sempre é fácil encontrar bolsas de estudo no exterior para profissionais da área de humanas, mas elas existem. Veja abaixo duas oportunidades para quem estuda ou já é formado em comunicação social:

Bolsa para estágio em Washington

O International Center for Journalists (ICFJ) está com inscrições abertas para um programa de  estágio em Washington, na capital dos Estados Unidos. Os selecionados ficarão seis meses fazendo cobertura de eventos para a agência Scripps Howard News Service e escrevendo  reportagens para a Scripps Howard Foundation Wire.

A bolsa de estudo cobre todos os gastos do aluno: passagens aéreas de ida e volta, seguro de saúde, acomodação, alimentação e transporte nos EUA. Podem se candidatar estudantes de graduação na área de jornalismo que tenham inglês fluente. O prazo de inscrições vai até o dia 25 de setembro. Faça sua inscrição no site do ICFJ

Bolsa de trabalho na Alemanha para jornalistas formados

Desde 1997, a Internationale Journalisten-Programme (IJP) organiza um programa de intercâmbio para que jornalistas latino-americanos possam ter uma experiência de trabalho na Alemanha, e profissionais alemães na América Latina.

Os selecionados participam de uma semana de orientação em Berlim, onde assistem a seminários e palestras, e conhecem os alemães que farão o mesmo programa na América Latina. Depois, ficam dois meses e meio (entre fevereiro e abril de 2016) trabalhando em um veículo de comunicação alemão.

O programa é dirigido a jornalistas formados, que tenham entre 25 e 35 anos, com conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito). Os selecionados deverão em um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).

O processo de seleção inclui envio de currículo (em alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em português) que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português).  Os jornalistas interessados devem apresentar seus pedidos à Embaixada ou ao Consulado da Alemanha em seu país. Saiba mais no site do IJP

Leia também:
Especial: bolsas de estudos no exterior
Especial: histórias para te inspirar a estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados