Retiro para escritores na Islândia recebe inscrições para bolsa

retiro para escritores na islândia

Não é uma conferência, nem um simpósio. Nas palavras dos organizadores, trata-se de um retiro para escritores, que vai do dia 11 ao 15 de abril, realizado em Reykjavík, a capital islandesa. Voltado para escritores de ficção e não-ficção, o Iceland Writers Retreat Alumni Award recebe inscrições até dia 31 de outubro.

Para se inscrever, o candidato deve encaminhar dois textos de sua autoria que tenham, no máximo, mil palavras. Também é necessário explicar os motivos por trás do interesse no retiro para escritores, assim como detalhar o porquê de precisar do prêmio, que cobre as despesas do evento. A seleção leva em conta critérios como necessidade financeira e mérito, e deve ser feita pelo site.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e não precisam ser escritores profissionais, mas sim “demonstrar potencial” na área. Caso o interessado no retiro para escritores escreva em outra língua além do inglês, deve encaminhar também a tradução de seus textos e assegurar que consegue acompanhar workshops no idioma

Caso receba o prêmio, o participante recebe apoio para despesas como acomodação, materiais do curso e passagens aéreas de ida e volta para a Islândia.

Durante os dias de evento, os participantes recebem orientação de escritores premiados, sempre em grupos pequenos. Entre os professores, estão vencedores do prêmio Pulitzer e mesmo editores do New York Times Book Review. Também há encontros com escritores islandeses e passeios culturais nas proximidades de Reykjavík. 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: