InícioOutrosPodcasts para viajar sem sair de casa

Podcasts para viajar sem sair de casa

Marcela Marcos - 04/01/2021
Comentários:

A pandemia em 2020 trouxe restrições a nível global e, com o isolamento, as viagens ficaram naturalmente comprometidas. Mas, se a quarentena nos impede de estar fisicamente em outro lugar, isso não significa que não existam outras alternativas. Os podcasts de turismo, por exemplo, são repletos de dicas sobre diferentes países e proporcionam verdadeiras viagens para culturas distintas a um clique de distância. Sobre isso, o Estudar Fora preparou uma seleção especial. Veja!

Podcasts brasileiros

Não são poucos os podcasts feitos por viajantes nacionais que falam sobre turismo internacional, mas listamos alguns dos mais conhecidos. Veja:

Despachados

Relatos de viagens, inclusive por lugares exóticos e com histórias de aventura não faltam neste que é um dos mais populares podcasts em português. Apresentado por Foca, o programa tem participação de Leonardo Cassol (do site Melhores Destinos) e vários outros convidados. Você pode ouvir aqui.

Papo Viagem

Pedágios franceses, belezas naturais da Croácia, roteiros de locações de filmes… os temas abordados nos episódios do Papo de Viagem fogem ao lugar-comum. O podcast é comandado pelos divertidos e antenados Jade Marcos e Maurilio Schmitt. O casal de viajantes criou o site Guia do Nômade Digital. Juntos, eles somam mais de 30 países carimbados em seus passaportes. 

ONDEM

“O Nome Disso é Mundo”, abreviado com o anacronismo ONDEM, já diz a que veio só pelo título. Apresentado por Filipe Teixeira, o podcast se propõe a compartilhar experiências de brasileiros “que desbravam lugares e, muitas vezes, firmam raízes fora do Brasil”. Dele fazem parte séries como Mundo Interno – em que a psicóloga Vanessa Gazetta analisa questões emocionais da vida do expatriado –, O Nome Disso É África (com uma visão diferente daquela que é trazida pela mídia tradicional sobre o continente africano) e O Nome Disso É Islã (sobre a cultura islâmica).

Carreira sem fronteiras

Em cada episódio, uma história de vida diferente, de brasileiros que saíram do país de origem para trabalhar e viver no exterior. São profissões das mais diversas no Carreira sem Fronteiras: Especialista de Localização de Jogos na Romênia, Analista de Redes Sociais na Espanha, Analista de Qualidade na Eslováquia e tantas outras. 

Podcasts estrangeiros

Women who travel

Comandado por mulheres e destinado a abordar temas sobre viagem sob a ótica feminina, o Women Who Travel tem apresentação das editoras da Condé Nast Traveller – premiada revista norte-americana de turismo de luxo e estilo de vida. 

Os temas são dos mais diversos: vão desde a experiência de amar o próprio corpo a partir das viagens, até dicas de como ser nômade digital, passando, ainda, por relatos de surfe no Havaí.

Inside Study Abroad

Trata-se de um programa tanto para aspirantes quanto para quem já tem experiência em estudar fora. Conforme a própria descrição, o Inside Study Abroad “hospeda conversas francas, treinamento aprofundado e debates amigáveis sobre todas as coisas do aprendizado global”.

O podcast é conduzido pela roteirista de TV americana Brooke Roberts, conhecida pelo trabalho nas séries Boston Legal e The Flash.

Travel with Rick Steves 

Rick Steves é um famoso guia turístico, mais conhecido por suas tours pela Europa. Em sua série semanal – que está entre os melhores podcasts de viagens segundo a seleção da CNN –, os episódios de cerca de uma hora são repletos de histórias e curiosidades sobre vários cantos do continente europeu. Um dos mais recentes, inclusive (“German Christmas Markets”), fala sobre o Natal na Alemanha, Itália, Espanha e Irlanda.

Podcasts para aprender idiomas

Ora, se estamos falando em viajar para fora, é claro que não podemos deixar de lado as indicações sobre aprender outras línguas, afinal, quer maneira melhor de se sentir em outro país, do que ter contato com seu idioma?

O Estudar Fora já listou podcasts para aprender inglês, italiano, espanhol, alemão e francês. Confira!

Tem ainda uma superdica sobre o canal exclusivo de podcasts para aprender línguas estrangeiras da plataforma Deezer, o Aprenda um Idioma, que foi liberado em 2020. 

Agora, é só escolher seu programa preferido e dar play!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados