InícioConhecimentos geraisProcura por aulas de ucraniano cresce 465% em um mês

Procura por aulas de ucraniano cresce 465% em um mês

Mariane Roccelo - 16/03/2022
Comentários:

O número de alunos estudando ucraniano no Duolingo cresceu 465% desde o início do conflito entre a Rússia e Ucrânia no leste europeu, no final de fevereiro de 2022. A popularidade do idioma saltou do 32º lugar entre os mais procurados para a 21º posição. Paralelamente, a procura pelo curso de russo também aumentou, e a língua ocupa agora o 8º lugar entre as mais estudadas. Os dados são do Duolingo.

A repercussão da guerra ao redor do mundo acontece de várias maneiras, entre elas através do aumento da curiosidade sobre tradições e culturas ucraniana e russa. Nos Estados Unidos, o hino da Ucrânia chegou a ser tocado em um concerto na Opera Metropolitana de Nova York e outros eventos menores.

As inscrições para o Líderes Estudar, maior programa de bolsas do Brasil, estão abertas e quase acabando. Inscreva-se!

Neste texto (““Potencial de escala” de conflito na Ucrânia é incerto, diz brasileiro especialista em Estudos de Guerra”), conversamos com um especialista em Estudos de Guerra que explicou o que está por trás da guerra e o que esperar para os próximos meses.

Estados Unidos e Polônia lideram a procura

Os países que em que esse aumento pela busca por aprender ucraniano foi maior são os Estados Unidos, envolvidos no conflito através da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e a Polônia – país que tem recebido uma grande leva de ucranianos refugiados.

No Brasil, a busca por aprender ucraniano também cresceu significativamente e o idioma passou da 31ª posição para a 14ª, entre os mais procurados. De acordo com o Duolingo, “o único país em que o número de alunos estudando o idioma diminuiu foi a própria Ucrânia”, devido ao fluxo intenso de pessoas saindo do país.

Inglês foi a língua mais estudada no mundo e asiáticas estão em alta, mostra Duolingo

Sobre os idiomas ucraniano e russo

Os idiomas russo e ucraniano possuem a mesma origem e integram o conjunto de idiomas eslavos, junto com o bielorrusso, polonês, tcheco, eslovaco, servo-croata, esloveno, búlgaro e macedônico. Além disso, há falantes de ambas as línguas nos dois territórios russo e ucraniano devido à origem em comum dessas sociedades.

Para aprender o russo ou ucraniano no Duolingo, é necessário acessar o aplicativo através da interface em inglês.

Leia também:
Como aprender idiomas de graça com o Duolingo;
9 dicas para estudar idiomas em casa;
Como aprender inglês online e de graça;
Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência;
Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência;
Os melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados