InícioBolsas de EstudoAlemanha e Capes oferecem bolsas para projetos de pesquisa

Alemanha e Capes oferecem bolsas para projetos de pesquisa

Gustavo Sumares - 04/07/2019
Comentários:

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) estão com inscrições abertas para o programa PROBRAL. O programa oferecerá bolsas para projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto pelos dois países, além de outros apoios financeiros. As inscrições vão até 26 de julho.

Serão contemplados 25 projetos, cada um com o valor máximo de R$ 430.900, dos quais R$ 380.900 correspondem a bolsas. Essas bolsas incluem também missões de trabalho (viagens curtas para realização de trabalhos ou pesquisas de campo), doutorado sanduíche (entre seis e 12 meses), pós-doutorado, professor visitante júnior e professor visitante sênior (entre três e 12 meses).

Leia também: Tire suas dúvidas sobre como fazer a graduação na Alemanha

Em todos os casos, as bolsas contemplam mensalidades, passagens aéreas, auxílio-instalação, auxílio seguro-saúde e adicional de localidade, quando cabível. Mais informações sobre as bolsas podem ser vistas no edital do PROBRAL.

Como se candidatar às oportunidades

As propostas de projetos devem ser apresentadas tanto à Capes (por meio deste link) quanto ao DAAD (por meio deste link) para serem consideradas. É necessário enviar um projeto detalhado, cartas de apoio de todas as instituições brasileiras envolvidas, currículo Lattes e identificador ORCiD de todos os envolvidos, e um plano de trabalhos, com cronograma e orçamento. Mais informações podem ser vistas no edital, nas páginas 6 e 7.

Os envolvidos nos projetos aprovados que queiram as bolsas precisarão estar matriculados na pós-graduação da instituição principal envolvida no projeto. Também deverão comprovar proficiência em inglês ou alemão por meio de IELTS (nota mínima 6,5), TOEFL (mínimo de 550 no ITP ou 79 no IBT) ou exames de Cambridge (nível mínimo B2). Ele também deve se comprometer a voltar ao Brasil no mínimo seis meses antes de sua defesa de tese.

Leia também: Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha… sem falar alemão

Para concorrer às bolsas para projetos de pesquisa, as propostas devem ser enviadas até 26 de julho. Até 31 de outubro, elas passarão por análise técnica e de mérito, para verificar sua viabilidade e potencial de impacto e de inovação. Os projetos aprovados serão divulgados pela Capes até 10 de dezembro, e as bolsas começarão a ser implementadas a partir de março de 2020.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados