InícioColunistasEspecialista indica estratégia essencial para se preparar para o ACT

Especialista indica estratégia essencial para se preparar para o ACT

Colunista do Estudar Fora - 07/06/2018
Comentários:

No artigo do mês passado, discuti o básico sobre as provas padronizados americanas e como elas são usadas no processo de admissão de universidades nos Estados Unidos. Mais especificamente, falei sobre duas provas: o ACT e o SAT. Hoje, gostaria de discutir como se preparar para o ACT e quais as particularidades desse teste. Começaremos com o básico e, nos próximos meses, discutiremos estratégias específicas bem mais detalhadas.

Primeiro, falaremos sobre as diferentes seções do exame e o que elas testam:

Seção de Inglês (English Section) 

Esta seção testa a capacidade do aluno de corrigir frases de acordo com regras de gramática, estilo e organização. Alguns dos tópicos testados nesta seção são de concordância entre sujeito e verbo, tempo verbal, eliminação de verbosidade e clareza de significado. Você tem 45 minutos para concluir a seção de inglês do ACT, que consiste em 75 perguntas.

Seção de Matemática (Math Section) 

A segunda seção do ACT é a seção de matemática. Esta seção aumenta em dificuldade à medida em que o aluno progride (por exemplo, a vigésima pergunta é mais difícil que a segunda) e testa tópicos como geometria, solução de equações, problemas de palavras (os famosos “word problems“) e álgebra. São 60 minutos para completar a seção de matemática, que consiste em 60 perguntas.

Seção de Leitura (Reading Section) 

Esta seção testa sua capacidade de ler e responder perguntas sobre quatro tipos de passagem diferentes. Ou seja, ficção, ciência natural, humanidades e ciências sociais. Você tem 35 minutos para concluí-la, sendo que ela consiste em 40 perguntas.

Seção de Ciências (Science Section)

A seção final do ACT é a seção de ciências. Aqui, você tem de responder perguntas sobre passagens que descrevem experimentos científicos. A princípio, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre ciência em si (ou seja, biologia, física, etc). Pense nesta seção como uma seção de compreensão de texto, mas que testa apenas textos sobre ciência. Vale ressaltar que muitos destes “textos” também são apresentados em forma de gráficos e tabelas. Esta seção conta 40 perguntas e você terá 35 minutos para completá-la.

Como se preparar para o ACT

Agora, vamos falar sobre a técnica geral mais importante que se aplica a todas as quatro seções do ACT. De cara, você pode estar pensando: “Como é possível que exista uma única técnica que se aplique a todas as quatro seções deste exame padronizado tão abrangente?” No entanto, em meus muitos anos ensinando o ACT a alunos do mundo inteiro, notei um hábito compartilhado por todos os meus melhores estudantes.

Em todo o ACT, você deve ignorar informações irrelevantes o máximo que conseguir. Claro, isto é mais fácil dito do que feito. Portanto, nas próximas quatro semanas, veremos exatamente como você pode fazer isso em cada uma das quatro seções do ACT. Por enquanto, gostaria de discutir brevemente como esse princípio se aplica às quatro seções.

Na seção de inglês, você geralmente deve escolher a resposta mais curta. Em muitos casos, os alunos tentam escolher a opção de resposta mais longa porque parece ser a mais sofisticada. Mas, muito pelo contrário, o ACT não gosta nenhum pouco de verbosidade e adora concisão.

Na hora de se preparar para o ACT, na seção de matemática, você deve identificar as quantidades dadas na questão e ignorar o resto. O ACT geralmente prefere escrever problemas com palavras longas que dão muito contexto desnecessário. Para resolver uma questão de matemática, do que você precisa? Números. Encontre-os e ignore todo o resto.

Já na seção de leitura, você deve se concentrar no primeiro e no último parágrafo de cada passagem, somente “lendo por cima” o restante. Se tentar ler a totalidade da passagem com o mesmo nível de atenção, é provável que acabe ficando sem tempo para concluir toda a seção.

O primeiro parágrafo é essencial, pois é onde o autor introduz o tópico. Enquanto isso, o parágrafo final pode ser considerado igualmente importante, pois é onde o autor dá sua opinião final sobre o assunto, frequentemente.

Para se preparar para o ACT, no caso da seção de ciências, tente ignorar quase todas as palavras. Concentre-se nos gráficos e tabelas fornecidos. Anote, então, as variáveis ​​e números representados. Esta estratégia economiza bastante tempo e facilita a sua interpretação do que é, de fato, relevante.

Espero que este artigo tenha proporcionado uma visão geral do exame, que seja útil e esclarecedora e ajude a se preparar para o ACT. Embora esta seja certamente uma prova difícil e complexa, se você puder aplicar consistentemente essa estratégia, já estará muito à frente dos outros alunos.

Sobre a autora

A Dra. Megan Stubbendeck ajuda estudantes a terem sucesso no SAT e no ACT há mais de 10 anos. Ela é Diretora Sênior de Instrução na ArborBridge, uma empresa que oferece preparação on-line e individualizada para provas padronizadas americanas. Ela pode ser contatada via e-mail em [email protected].

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados