InícioGraduaçãoNo Dia do Médico, conheça lugares "fora do eixo" para estudar medicina...

No Dia do Médico, conheça lugares “fora do eixo” para estudar medicina no exterior

Marcela Marcos - 18/10/2018
Comentários:

Hoje, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. A escolha da data é uma homenagem ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. O Estudar Fora, em parceria com a CI mostra alguns destinos não convencionais (como o leste europeu) onde é possível se formar médico(a). São universidades como programas em inglês, que aceitam alunos de qualquer parte do mundo!

Croácia

Uma das opções na Croácia é a Escola de Medicina da Universidade de Zagreb. A instituição, fundada em 1669, é uma das mais antigas da Europa. O curso tem duração de seis anos e custa cerca de 9 mil euros por ano. A vantagem é que estudantes internacionais podem usar a nota do SAT Subject em Biologia, Física e Química, sendo que a pontuação mínima em cada disciplina deve ter sido de 600 pontos. As informações sobre documentação e visto podem ser acessadas aqui.

República Tcheca

Uma das possibilidades na República Tcheca é estudar Medicina na Charles University (Universidade Carolina de Praga), que também é tradicional e uma das mais antigas do mundo, já que existe desde 1348. O exame de admissão (em inglês) é baseado em um deste escrito, de múltipla escolha, para avaliar os conhecimentos em Biologia, Química, Física e Matemática. Os interessados também passam por uma entrevista oral, na qual os avaliadores consideram sua motivação e personalidade. O custo do programa é de até 14 mil euros por ano. As informações sobre tuition e bolsas de estudo podem ser consultadas aqui.

Rússia

No caso da Rússia, o destaque para estudantes internacionais de Medicina é a Universidade Estatal Médica de Kursk. Localizada a 500 km ao sul de Moscou, a instituição de ensino foi a primeira do país a oferecer graduação em inglês na área. As aulas acontecem em período integral e as turmas são reduzidas. A boa notícia para brasileiros é que os custos do programa são acessíveis se comparados à maioria dos cursos de Medicina em faculdades particulares do Brasil. Cada semestre sai por cerca de US$2.750,00 (inclusos gastos com livros, seguro médico e tutoria acadêmica). Mais informações podem ser consultadas aqui. No site da Aliança Russa também há diversas informações para estudantes internacionais interessados na experiência em Kursk.

 

O que saber antes de estudar Medicina no exterior

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o tempo total para se formar médico(a) em outro país, especialmente nos mencionados acima, pode chegar a sete anos. Isso porque os programas duram, em geral, seis anos, mas é provável que o aluno tenha que passar por um foundation program de um ano antes de iniciar os estudos, para alinhar o currículo acadêmico do país de origem ao modelo de ensino da instituição de interesse.

Devido ao tempo de dedicação e, claro, às diferenças culturais (que não são poucas), no mínimo você deve estar preparado para justificar a escolha às pessoas mais próximas. “Quando você fala para a família que quer estudar Medicina e que optou pela República Tcheca, por exemplo, isso pode causar algum estranhamento. Como a cultura é muito diferente, é importante já se preparar para essa reação e explicar as vantagens dessa experiência”, explica Amy Saul, consultora da CI Universidades.

A especialista também reforça outro ponto importante: por mais que o custo do curso possa ser mais acessível e menos concorrido dependendo da universidade, isso não quer dizer que seja tão simples conseguir uma aprovação, afinal estamos falando de um dos cursos de graduação mais concorridos entre todos – e no mundo inteiro! “Não é, necessariamente, mais fácil ser aprovado, mas é, sem dúvidas, uma experiência diferente. De qualquer maneira você terá que mostrar que pode ser um ótimo aluno e que tem vocação para ser médico”.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados