InícioBolsas de EstudoAs melhores bolsas para quem quer estudar no Leste Europeu

As melhores bolsas para quem quer estudar no Leste Europeu

Nathalia Bustamante - 07/08/2017
Comentários:

Falamos bastante aqui no Estudar Fora sobre bolsas para estudar na Europa – mas, até o momento, tínhamos focado apenas na Europa Ocidental, que reúne os países mais desejados por estudantes brasileiros. Mas estudar no Leste Europeu tem crescido como uma opção para brasileiros – por diversos fatores.

Além de boas opções de universidades, os países do Leste da Europa também oferecem um custo de vida muito mais acessível e cursos oferecidos tanto em inglês quanto nos idiomas locais. Adicione a isto programas de bolsas de estudo para estudantes internacionais e temos um prato cheio de oportunidades.

Confira a seguir algumas das principais bolsas para quem pensa em estudar no Leste Europeu:

Bolsas para estudar na Bulgária

A American University in Bulgaria oferece bolsas de estudo para estudantes domésticos e internacionais. São essencialmente dois tipos: as bolsas de mérito, que não exigem nenhuma candidatura complementar e são concedidas aos candidatos com melhor desempenho no processo de application; e as bolsas com base em necessidade financeira, para as quais é necessário enviar comprovantes de renda familiar.

Bolsas para estudar na República Checa

O governo checo oferece bolsas em todos os níveis de estudo para estudantes de países em desenvolvimento em instituições de ensino do país. Com um porém: a maior parte dos cursos elegíveis são ministrados em checo.

As opções em inglês são mais variadas para quem está procurando um mestrado ou PhD no país. E, para estes, também há bolsas de estudos nas universidades parceiras do “South Moravian Center for International Mobility” – majoritariamente para programas nas áreas de ciências naturais e técnicas.

A Universidade Charles de Praga, uma das melhores do país, oferece bolsas de PhD para estudantes internacionais na sua Faculdade de Ciências, bem como Development Scholarships para estudantes de países em desenvolvimento.

Leia também: As melhores universidades europeias

Bolsas para estudar na Estônia

O Governo da Estônia oferece bolsas para estudantes internacionais em todos os níveis de estudos, da graduação ao doutorado. Porém, se você pretende fazer sua graduação no país, as bolsas são válidas apenas para cursos relacionados a língua ou cultura da Estônia.

Outra boa opção é para Tecnologia da Informação – a Universidade de Tecnologia de Tallin oferece todos os anos 700 mil euros em bolsas para graduação e mestrado na área.

Bolsas para estudar na Hungria

A Universidade Central da Europa, localizada em Budapeste, oferece bolsas para estudantes internacionais em seus programas de mestrado e PhD. As bolsas podem ser integrais ou parciais e incluir acomodação e seguro-saúde.

O Governo da Hungria também oferece bolsas para estudantes internacionais em todos os níveis de estudos. Além disso, o Stipendium Hungaricum é uma bolsa que cobre anuidade, seguro saúde, acomodação e um valor mensal para nacionais de países parceiros (incluindo o Brasil) em cursos de graduação ou mestrado no país.

Bolsas para estudar na Polônia

As bolsas do governo da Polônia são para estudantes de países parceiros para mestrado ou PhD nas instituições do país – porém, a maior parte delas é para cursos em polonês. Só o nome da bolsa, porém, já é de espantar os não-falantes: Ignacy Łukasiewicz Scholarship Program.

Bolsas para estudar na Romênia

O Ministério de Relações Exteriores da Romênia oferece bolsas para estudantes que não sejam da União Europeia que queiram cursar qualquer nível de estudos no país. Os cursos prioritários são na área de política e educação – e todos são ministrados no idioma romeno. O governo também oferece um ano de curso preparatório no idioma para aqueles que não tenham proficiência. E vale a pena aprender o idioma só pela extensão da bolsa de estudo: cobre anuidade, acomodação e um apoio mensal para despesas do estudante no país.

Outras bolsas para estudar no Leste Europeu

O programa Erasmus Mundus, coordenado pela Comissão Europeia, é um dos maiores programas de estudos do mundo e oferece a oportunidade de estudar em diversos países da Europa, incluindo alguns programas no Leste Europeu. Cerca de 115 mestrados e 29 programas de doutorado são apoiados pelas bolsas Erasmus, em campos de estudos que vão de agricultura a humanidades, passando por negócios e engenharia.  Confira os editais disponíveis no site oficial.

* Foto: Cidade de Praga, na República Checa

 

Leia também:
Mestrado na Europa: saiba como funciona e quanto custa para brasileiros
10 países fora da rota para o seu intercâmbio

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados