InícioColunistasO que fazer nas férias de verão quando se estuda fora?

O que fazer nas férias de verão quando se estuda fora?

Lecticia Maggi - 01/09/2015
Comentários:

Depois de um ano de estudo em Bryn Mawr College, nos Estados Unidos, o verão finalmente chegou – e com ele vieram as enormes férias. As aulas nas universidades norte-americanas geralmente terminam no início de maio e só recomeçam em setembro.

Com quase 4 meses livres, são inúmeras as opções do que fazer até as aulas voltarem. Há pessoas que voltam para casa e tiram esse tempo para descansar e relaxar, enquanto outras voltam para o país para trabalhar. Também há a possibilidade de ficar nos EUA trabalhando ou fazendo estágio ou de até passar o verão na sua universidade participando de programas específicos. Como uma boa geminiana que não consegue se decidir, eu escolhi fazer várias dessas coisas em um só verão.

Decidi começar o verão fazendo estágio e trabalhando nos EUA. Queria muito ter uma experiência profissional fora, então comecei a trabalhar na administração de uma ONG nos Estados Unidos, mas que atua em direitos humanos na Índia. Aprendi muito e o trabalho foi tão bom que vou continuar nessa ONG durante as aulas. Geralmente, o ritmo do ano acadêmico é tão acelerado que fica impossível estagiar, mas felizmente consegui fazer com que esse estágio seja contado como uma disciplina.

Entretanto, tive que estagiar de graça, pois meu visto (de estudante cursando graduação completa) não me dá permissão de receber fora do campus. Para conseguir me manter nesse mês de estágio, fiquei trabalhando no restaurante de Bryn Mawr College, que organiza diversos eventos durante o verão. Como Bryn Mawr cobra pouco para que os estudantes fiquem lá nas férias, consegui não só me manter como também juntar um pouco de dinheiro.

Na segunda parte do verão, vim para o Brasil, mais especificamente para Fortaleza. Minha família mora no Rio, mas queria conhecer e entender melhor outras partes do país antes de voltar para os EUA. Assim, fui parar no Nordeste trabalhando em um sistema de ensino. Foi uma experiência recompensadora e conheci brasileiros incríveis com quem quero sempre manter contato. Fora isso, me diverti muito revendo alguns amigos (já tinha morado no Nordeste de 2007 a 2009).

Agora estou no Rio, em uma passada rápida para rever familiares e amigos e me organizar, pois um novo semestre já vai começar! Estou aproveitando para descansar, mas há muitos preparativos a se fazer, como escolher aulas, chamar os novos alunos para clubes, organizar os clubes pelos quais sou responsável e arrumar as malas.

Olhando para trás, vejo que foi um verão bastante cheio, mas de muito aprendizado também. Na semana que vem, quando as aulas começarem, talvez eu não esteja descansada quanto outros colegas, mas ainda faria tudo de novo. Agora é respirar fundo para o ano que vem pela frente.

Larissa Gama


Leia também:

“O que aprendi em um semestre em uma faculdade só para mulheres”
Guia gratuito para quem sonha com a graduação no exterior
Guia gratuito sobre bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados