InícioBolsas de EstudoChevening: inscrições abertas para maior programa de bolsas do Reino Unido

Chevening: inscrições abertas para maior programa de bolsas do Reino Unido

Redação do Estudar Fora - 12/09/2023
Comentários:


O quê? Bolsas de mestrado em qualquer área no Reino Unido
Para quem? Candidatos com pelo menos 2 anos de experiência profissional que estejam dispostos a voltar para seu país de origem após o mestrado
Quanto? Pagamento de anuidades, passagens de ida e volta, custo de vida e mais
Até quando? 7 de novembro

O Chevening Scholarships, iniciativa que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de mais de 160 países (incluindo o Brasil), está com inscrições abertas. As bolsas são para programas de mestrado com um ano de duração em diversas universidades do Reino Unido. As aulas têm início previsto para setembro/outubro de 2024.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Benefícios das Bolsas de Estudo

As bolsas Chevening cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Elas também incluem o valor de emissão do visto para o Reino Unido, um auxílio financeiro para instalação no país e uma quantia para viajar pelo Reino Unido e comparecer aos eventos Chevening. Acesse o site do programa e saiba mais!

Para os programas de MBA, há um limite máximo de taxas que exige que o aluno cubra qualquer custo adicional acima de £ 22.000. Em geral, os candidatos podem escolher cursos em qualquer universidade do Reino Unido. É importante lembrar que você precisa se inscrever separadamente no mestrado. A inscrição no Chevening é apenas para a bolsa, não para o curso. Já ter um mestrado não impede que você se inscreva para fazer um segundo mestrado com uma bolsa Chevening.

Leia também: Tudo sobre pós-graduação no exterior

Quem pode se candidatar 

Candidatos de qualquer área de atuação são foco do programa. De acordo com o site do programa, “não existe um perfil ideal de bolsistas Chevening”, mas os aprovados tendem a ter “ambição, perfil de liderança e bom desempenho acadêmico”.  Outras características esperadas de um bolsista são:

  • Ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não-remunerado);
  • Estar disposto a retornar ao seu país de origem por pelo menos dois anos após concluir os estudos para utilizar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
  • Possuir um histórico profissional de excelência e conquistas, e ter potencial para se tornar um grande líder em sua área;
  • Demonstrar que possui as qualidades pessoais necessárias para se beneficiar da bolsa de estudos e utilizá-la em sua carreira;
  • Desejar se conectar a outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido e também depois que retornar ao seu país de origem;
  • Possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem.

Confira aqui mais informações sobre os critérios de seleção para as Bolsas de estudo.

Como se candidatar para o Chevening Scholarships

O processo seletivo tem apenas duas fases. Primeiro, o candidato faz a inscrição por meio do site do programa, preenchendo um formulário online com os cursos que gostaria de fazer. Em seguida, ele envia a documentação exigida, que inclui diplomas, histórico acadêmico, carta de aceite das universidades e as cartas de recomendação — o prazo para entrega de alguns desses documentos se estende até bem depois do encerramento da primeira fase de inscrições.

Leia também: Entenda como a MPOWER pode ajudar a estudar fora sem burocracias

Na segunda etapa, os candidatos são convidado para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico (aqui você encontra um guia sobre as entrevistas). Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste link. As inscrições vão até 7 de novembro. O resultado final é divulgado a partir de junho de 2024.

“É um processo longo e burocrático. Durou quase um ano, mas de fato é a melhor coisa que eu fiz na vida”, relembra a bolsista Olga Correia, que estudou Gestão do Esporte na Loughborough University, interior do Reino Unido. Ela concedeu uma entrevista ao Estudar Fora dando dicas do processo seletivo. Confira aqui.

Sobre o Chevening

Chevening é um programa mundial de bolsas de estudo do Governo Britânico. A primeira bolsa no Brasil foi oferecida, em 1938, a Vinicius de Moraes. Em 2021, mais de 60 mil pessoas se inscreveram no programa. Os aprovados de todas as edições fazem parte da rede Cheveners, uma das mais influentes e respeitadas redes globais da atualidade.

As bolsas do programa Chevening oferecem intensa vivência internacional e oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal. Presente no Brasil há mais de 30 anos, o Chevening já beneficiou cerca de 1.800 brasileiros. São pessoas que tiveram a chance de estabelecer laços sociais, culturais, acadêmicos e comerciais com a rede de Cheveners em todo o mundo.

Como se candidatar a um mestrado no Reino Unido

Em 2022, a Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, o curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior.

Com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, o Prep Pós reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de um curso de pós-graduação no exterior. São abordados pontos como: possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados