//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoO que as universidades estrangeiras pedem nas redações?

O que as universidades estrangeiras pedem nas redações?

Lecticia Maggi - 16/12/2015
Comentários:

O processo de seleção de universidades norte-americanas é bem diferente do vestibular brasileiro e inclui uma série de etapas: prova, teste de proficiência em inglês, análise de histórico escolar e atividades extracurriculares e entrevista. Além disso, os candidatos também devem enviar às universidades um ensaio pessoal (personal statement) contando quem eles são e algumas redações (essays).

10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior

Laila Parada-Worby, especialista na preparação de candidatos para a graduação fora, explica que um tema comum de redação é “por que você quer estudar nessa universidade?”. “Os admission officers querem saber porque você está se candidatando a essa universidade e sua resposta precisa ser convincente”, diz.

Leia a redação que ajudou jovem a ser aprovada em 9 universidades dos EUA

“O segundo tipo de questão são os short answers que servem para as universidades te conhecerem melhor. Aqui, não há certo nem errado. Não minta tentando dizer o que você acha que as universidades gostariam de ouvir.  O melhor é ser você mesmo”, ressalta. No vídeo a seguir, Laila, que é formada em Harvard, dá dicas para você se destacar nessa etapa do processo:

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Guia online e gratuito sobre graduação no exterior
Leia a redação que ajudou jovem a ser aceito em Harvard e Stanford

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados