Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

16.07.15

Need based e merit based: saiba como funcionam as bolsas das universidades

inscrições

Especialista explica os tipos de bolsas de estudo oferecidos por universidades estrangeiras e como você pode concorrer a tais benefícios

Cursar a graduação no exterior sem contar com qualquer tipo de auxílio financeiro é uma experiência para poucos. A mensalidade de um curso de graduação em uma universidade média dos Estados Unidos pode chegar a US$ 30 mil por ano. Em instituições de excelência, como Harvard, sobre para mais de US$ 40 mil.

Sabendo da dificuldade que é para a maioria dos alunos arcar com esses valores, as universidades oferecem dois tipos de bolsas de estudos: 1. Need based, baseada exclusivamente na necessidade financeira do estudante (o quanto ele pode ou não pagar); e 2. Merit based, que são concedidas em reconhecimento a um talento específico, seja artístico, musical ou acadêmico.

As universidades podem conceder as bolsas tanto no momento da aprovação do aluno (ele é informado de sua admissão e do valor de sua bolsa), como também podem exigir um processo específico para isso.

No vídeo a seguir, a americana Laila Parada-Worby, especialista na preparação de candidatos para a graduação fora, explica em detalhes como funcionam as bolsas de universidades estrangeiras:

Leia também:
Especial: bolsas de estudos no exterior
Seis países em que é possível estudar de graça – ou quase
Onde conseguir apoio para estudar fora

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas