InícioGraduaçãoChina domina ranking de melhores universidades em países emergentes

China domina ranking de melhores universidades em países emergentes

Lecticia Maggi - 16/07/2015
Comentários:

Universidade Tsinghua, na China, foi considerada pelo 3º ano consecutivo a melhor instituição de ensino superior do chamado BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) segundo o ranking da publicação britânica Quacquarelli Symonds (QS). A China domina o levantamento, com 7 nomes entre os 10 primeiros, e 22 representantes entre as 50 melhores.

Fundada em 1911, a Universidade Tsinghua é a 47ª melhor quando consideradas universidades de todos os países. Já no ranking apenas das asiáticas, ela aparece em 11º lugar.

A Universidade de São Paulo (USP), a brasileira mais bem colocada no ranking dos BRICS, aparece na 9ª posição, duas atrás da que ocupou em 2014. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) figura na 12ª posição (em 2014, estava em 9º lugar).

Foram avaliadas 200 instituições de ensino com base em oito indicadores. Entre eles, estão a reputação da universidade junto aos própios professores e também a empregadores, produção de pesquisas, citações em artigos internacionais, percentual de docentes com doutorado e percentual de estudantes e professores estrangeiros. Acesse aqui o ranking completo

*Foto: Universidade Tsinghua/ Crédito: divulgação

Leia também:
Entenda os rankings universitários internacionais
Conheça as melhores universidades da Europa

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados