Um projeto: Fundação Estudar

Histórias de Sucesso

A experiência de brasileiros que estudaram em outros países

09.06.16

“Amigos da USP, da FGV sabem mais de economia do que eu”, diz aluno de Harvard

economia em Harvard

Neste episódio, Renan conta como são as aulas em Harvard, como ele montou seu currículo e explica por que sua formação é menos específica que a dos seus colegas brasileiros

Por Nathalia Bustamante

Renan pensou em fazer engenharia no Brasil. Envolvido, desde o ensino médio, com projetos de educação para jovens de baixa renda, ele tinha dúvidas se a formação específica de uma universidade brasileira contemplaria seu desejo de estar mais próximo da sociedade. “Estudando economia em Harvard, eu já fiz aulas de diversas áreas diferentes. Por mais que minha formação seja em economia, fiz aulas de psicologia, ciências da computação, filosofia, empreendedorismo…”

O sistema de ensino é, realmente, muito diferente. Enquanto seus colegas que estudam economia nas melhores universidades do Brasil, como USP, FGV e PUC, têm um currículo de 6 disciplinas de economia por semestre, Renan fará 14 ao longo dos 4 anos de graduação. Segundo ele, embora isso lhe torne superficial em alguns aspectos, também lhe expõe a diversas áreas, e permite transitar entre elas.

Nos vídeos abaixo, Renan conta qual é a melhor parte de estudar em Harvard, fala sobre o modelo diferente das aulas (“faço dever de casa pra caramba”) e da montagem do currículo, além de explicar como ele pôde aplicar seu interesse em educação e impacto social nas suas atividades extracurriculares.

“Estudar em Harvard é estudar com o mundo”

Para se formar em economia, ele estudou psicologia, empreendedorismo, computação e filosofia:

“Meus amigos da USP, da FGV sabem muito mais de economia que eu”

Como você encaixou seu interesse por impacto social com suas atividades extracurriculares?

 

No próximo e último capítulo da série, Renan vai explicar sua decisão de trancar o curso para dedicar-se ao projeto Mapa Educação no Brasil. Veja também os capítulos anteriores, em que Renan conta por que decidiu estudar no exterior e como ele se preparou para ser aceito por 9 universidades americanas.

 

Leia também:
Um médico no MBA de Harvard #3: “Você entra em um ranking forçado”
Como ser um dos melhores na Universidade mais renomada do mundo
Aluno de Harvard compartilha redações que o ajudaram a chegar lá

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas