//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas da OEA para mestrado na Holanda, na área de Urbanismo

Bolsas da OEA para mestrado na Holanda, na área de Urbanismo

Gustavo Sumares - 01/05/2019
Comentários:

A Organização dos Estados Americanos (OEA), em parceria com o Institute for Housing and Urban Development Studies (IHS), estão com inscrições abertas para bolsas de mestrado em urbanismo na Holanda. São bolsas voltadas para candidatos interessados em cursar o programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Urbano. As inscrições vão até 5 de junho.

O candidato melhor avaliado no processo receberá uma bolsa equivalente a 60% do valor do programa. Também ficará isento de custos de inscrição, taxas administrativas e taxas de material de estudo. Outros candidatos também poderão receber a isenção de taxas, mas precisarão arcar com os custos do programa. Nos dois casos, o bolsista também será responsável por se manter no país durante a duração dos estudos.

O programa também permite que o candidato use outras bolsas para custear seus estudos. Algumas oportunidades de bolsas que também contemplam os programas de mestrado do IHS são a Orange Tulip e a Joint Japan World Bank Graduate Scholarship Programme.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas de mestrado em urbanismo na Holanda, é necessário primeiro ser aceito no programa do IHS. Para isso, é preciso ter diplomas em áreas como arquitetura, urbanismo, gestão ambiental, geografia, direito ou ciências sociais. Também é preciso comprovar proficiência em inglês por meio de provas como TOEFL (notas mínimas de 575 no paper-based, 232 no computer-based e 90 no internet based) ou IELTS (nota mínima de 6,5).

Leia também: Orange Tulip Scholarships: tudo sobre o programa de bolsas da Holanda

A candidatura ao programa deve ser feita até o dia 15 de maio de 2019. É necessário que o candidato seja aceito no programa antes de que possa se candidatar à bolsa.

Como se candidatar

A carta de admissão da IHS é um dos documentos necessários para se candidatar às bolsas de mestrado em urbanismo na Holanda. Além dele, é preciso providenciar também cópias de um documento de identidade, diploma de graduação, histórico escolar e CV em inglês. E você também precisa comprovar proficiência em inglês: os mesmos certificados listados acima valem aqui.

Fora isso, o candidato deve mostrar duas cartas de recomendação. Uma delas deve ser de um professor da universidade, e a outra, preferencialmente, de um contato de trabalho. É necessário também produzir dois essays, com 800 a 2900 caracteres cada. Um deles sobre “como essa oportunidade pode impactar sua carreira”, o outro sobre “como você pretende aplicar o conhecimento e experiência adquiridos para desenvolver seu país ou região”.

Finalmente, o candidato também precisa de um documento mostrando que ele tem fundos para arcar com os demais cursos durante seus estudos na Holanda. Todos esses documentos devem ser unidos em um único arquivo pdf com no máximo 5MB de tamanho. A IHS enviará ao aluno um link para que ele complete sua solicitação de bolsa junto à OEA e envie os documentos. As inscrições para a bolsa vão até 5 de junho de 2019.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados